Diretor de “O Agente Secreto” está viajando o mundo para divulgar o filme; título estreia no Brasil em novembro Entretenimento, #CNNPop, Cinema, Kleber Mendonça Filho, Premiação CNN Brasil
O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, 56, foi premiado no Critics Choice Celebration of Latino Cinema & Television pelo trabalho em “O Agente Secreto”, com organização chamando-o de “diretor visionário”. Em seu discurso, o cineasta relembrou os tempos como crítico de cinema e dedicou a honraria a Wagner Moura.
“Eu comecei como crítico de cinema muito anos atrás. Eu nunca consegui diferenciar fazer filmes com escrever sobre cinema, porque enquanto escrevia eu estava pensando sobre cinema e filmes futuros que eu poderia escrever”, começou.
“Uma coisa que é muito forte para mim, olhando para trás, é a cobertura cultural da imprensa — escrever sobre filmes, música, literatura. É tão importante em um momento como agora, porque você realmente tem que cobrir a realidade, porque do outro lado lutam contra a realidade”, afirmou.
“Eu fiz esse filme para Wagner Moura. Ele é um ator e pessoa maravilhosa. Soube agora que ele ganhou um prêmio em Chicago. Gostaria de dedicar esse prêmio incrível a ele”, disse.
Sobre o que fala “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o longa é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
Jornada internacional de “O Agente Secreto”
Apesar de ainda não ter sido lançado nos cinemas brasileiros, o filme já começou uma jornada internacional – semelhante com a de “Ainda Estou Aqui”, mas talvez com ainda mais buzz ao Oscar, tendo entrando em listas de revistas especializadas como um possível candidato à premiação.
A estreia de “O Agente Secreto” ocorreu em maio no Festival de Cannes. O título fez parte da Seleção Oficial e foi a produção mais premiada do evento, vencendo Melhor Direção e Ator, além do prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci).
Em seguida, o filme passou por outras cidades europeias, como Paris e Breslávia, até fazer sua estreia no América do Norte nos festivais de Telluride em Utah, nos Estados Unidos, e de Toronto, no Canadá; na Austrália e Nova Zelândia, em festivais locais; e no Peru, no Festival de Cine de Lima. O filme tem estreia confirmada em mais 90 países ao redor do globo.
Já a jornada nacional iniciou na cidade de Kleber Mendonça Filho e onde o filme se passa: Recife. As primeiras sessões foram realizadas no dia 10 de setembro nos cinemas São Luiz e Teatro Parque. Depois foi a vez da capital federal receber a produção. “O Agente Secreto” foi o filme de abertura do Festival de Brasília.
Quando “O Agente Secreto” estreia nos cinemas brasileiros?
“O Agente Secreto” estreia nos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro.
Assista ao trailer de “O Agente Secreto”
“O Agente Secreto”: as primeiras reações ao novo filme de Wagner Moura

