By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lada 1200 tinha lista de espera de anos para ser comprado zero km
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lada 1200 tinha lista de espera de anos para ser comprado zero km
outros

Lada 1200 tinha lista de espera de anos para ser comprado zero km

Última atualização: 29 de março de 2025 15:00
Published 29 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O fim da Segunda Guerra marcou a bipolarização do mundo no século 10. Se para os americanos o automóvel era símbolo das liberdades individuais do capitalismo, para os russos ele deveria ser só uma prática ferramenta a serviço da prosperidade coletiva: este era o ideal do VAZ-2101.

  • Relacionadas
  • NotíciasLada Niva ganha versão esportiva mais potente e inspirada em carro de rali30 dez 2024 – 09h12
  • ClássicosClássicos: Chevrolet Suburban foi o percursor dos SUVs da marca4 jan 2025 – 17h01
  • ClássicosCARDE: os carros clássicos que você precisa contemplar no museu de Campos do Jordão3 dez 2024 – 17h12

Para ter um modelo que atendesse as necessidades de uma família russa, o governo bolchevique iniciou a negociação com três fabricantes europeus: Fiat, Renault e VW. A escolhida foi a Fiat, favorecida pelos russos em razão da influência exercida por Palmiro Togliatti. Italiano com cidadania soviética desde 1930, Togliatti liderou o Partido Comunista Italiano da década de 1920 até seu falecimento, em 1964. Às margens do Rio Volga, a vila de Stavropol foi rebatizada como Tolyatti: ali seria produzido o mais famoso dos automóveis russos.

clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
A suspensão era reforçada e mais alta que a do Fiat 124Fernando Pires/Quatro Rodas

Em 1966, surge a estatal VAZ (Volzhsky Avtomobilny Zavod, Fábrica de Automóveis do Volga), resultado do acordo firmado entre a Fiat e o Ministério do Comércio Exterior. Até mesmo Henry Ford II fez questão de conhecer a moderna fábrica, que seguia o exemplo de River Rouge (Ford) e Wolfsburg (Volkswagen): quase todos os componentes seriam produzidos nela.

O modelo escolhido foi o Fiat 124, apresentado no mesmo ano. Projeto de Oscar Montabone, media 4,09 metros e o entre-eixos de 2,43 m garantia espaço para cinco ocupantes. Molas helicoidais asseguravam conforto e os freios eram a disco nas quatro rodas. Suas virtudes lhe renderam o prêmio de Carro do Ano na Europa, em 1967.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Continua após a publicidade

Submetido a rigorosos testes, o Fiat 124 necessitou de várias modificações para suportar as condições ruins da precária malha viária russa. O monobloco apresentou rachaduras, a suspensão mostrou-se frágil e a altura livre do solo era insuficiente. Os freios a disco traseiros perdiam eficiência com o acúmulo de lama e neve.

clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
Ergonomia italiana: volante grande, alavanca do câmbio inclinada e pedais próximos… prontos para o punta taccoFernando Pires/Quatro Rodas

O modelo russo foi rebatizado VAZ- 2101 ou Zhiguli (colina na margem direita do Rio Volga). A produção começou em 19 de abril de 1970 com chapas mais grossas, reforços estruturais, suspensão mais alta e freios traseiros a tambor. O motor russo de quatro cilindros e 1,2 litro era mais potente (59 cv) que o italiano, graças ao comando de válvulas no cabeçote (e não no bloco).

Ia de 0 a 100 km/h em cerca de 20 segundos, com máxima de 140 km/h: a embreagem e o câmbio de quatro marchas também foram superdimensionados para as condições soviéticas. E assim o VAZ-2101 tornou-se objeto de desejo dos russos: o prazer de adquirir um Zhiguli zero-km significava longos anos em uma fila de espera.

Continua após a publicidade

clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
A manutenção do Zhiguli costumava ser feita pelos proprietários. O indicador<br />de temperatura externa era essencial no rigososo inverno soviéticoFernando Pires/Quatro Rodas
Quatro ROdas
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

A partir de 1971, o modelo de exportação recebia outro nome: Lada 1200. Em 1972, surgem a perua VAZ-2102 e o VAZ-2103 com motor de 1,5 litro e quatro faróis. A fábrica atingiu sua capacidade máxima de produção em 1974, ano em que o VAZ-21011 acrescenta o motor de 1,3 litro e 67 cv, e apliques no painel imitando madeira.

O novo motor de 1,6 litro e 78 cv foi a novidade do VAZ-2106 para 1976: o Zhiguli agora acelerava de 0 a 100 km/h em 16 segundos e alcançava a máxima de 150 km/h. Era o automóvel mais desejado na Europa Oriental: modelos de maior prestígio eram quase sempre reservados a autoridades.

O encerramento da produção do Fiat 124, em 1974, permitiu à VAZ exportar os Lada para países ocidentais, situação que agradou o Politburo. Bem construídos, agradavam pela relação custo/benefício, pois geralmente estavam entre os mais baratos oferecidos em qualquer mercado: defasados, porém práticos e robustos.

clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
Projeto extremamente racional: a distância de 2,42 metros entre os eixos assegurava espaço para cinco adultosFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

As exportações financiaram a atualização da fábrica de Tolyatti, aumentando ainda mais sua capacidade. Em 1979, surge o VAZ-2105 com faróis retangulares, seguido pela versão de luxo 2107 em 1982 e pela perua 2104 em 1984. O 2105 chegou ao Brasil em 1990 como Lada Laika: custava menos que um Fiat Mille e em nossa pista de testes foi de 0 a 100 km/h em 15,44 segundos, com máxima de 142,5 km/h.

A União Soviética sucumbiu em 1991, mas o Lada não: recebeu injeção eletrônica e catalisador. O Zhiguli continuou em produção até 2010, totalizando 17,75 milhões de unidades, superando o lendário Ford T. Curio-samente, as últimas unidades foram produzidas no Egito até 2015: ali chegava ao fim a carreira do automóvel que colocou a Rússia sobre rodas.

clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
Tanque de combustível ficava no porta-malas, no lado oposto ao do estepe.<br />Motor com comando de válvulas no cabeçote foi exclusividade dos russosFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

clássicos | ZHIGULI / VAZ-2101 / LADA CLASSIC
<span class=”hidden”>–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Ficha Técnica

Zhiguli – VAZ-21011 1982
Motor: longitudinal, 4 cilindros em linha, 1.294 cm3, alimentado por carburador
Potência: 69 cv a 5.600 rpm
Torque: 9,5 kgfm a 3.400 rpm
Câmbio: manual de 4 marchas, tração traseira
Carroceria: fechada, 4 portas, 5 lugares
Dimensões: comprimento, 407 cm; largura, 161 cm; altura, 144 cm; entre-eixos, 242 cm; peso, 955 kg; pneus, 155 R13

Publicidade

You Might Also Like

Antes de ser anunciado, Safadão deixa escapar show em festa tradicional de Salvador e revela projeto especial para Bahia

Traficante que utilizava hotel em Salvador para vender drogas sintéticas é capturado pela polícia

Irã se recusa a confirmar reunião com EUA sobre programa nuclear do país 

Brasileira morta em vulcão: prefeitura de Niterói assume traslado de corpo 

João Côrtes já negou papel que reforçava estereótipos sobre pessoas LGBT 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Família de Flordelis passa por crise financeira após prisão da pastora; veja o tamanho da dívida

16 de dezembro de 2024
Terremoto devasta Mianmar e Tailândia deixando mais de 150 mortos 
Eleitores vão às urnas para escolher novo presidente do Equador 
Mídia iraniana diz que principal assessor do líder supremo não está morto 
Casa Branca tenta fazer Xi Jinping iniciar negociações sobre tarifas 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?