Britânico repetiu feito do TL1, em que também dominou a sessão, enquanto companheiro de equipe não brilhou nas voltas rápidas Automobilismo, CNN Esportes, Fórmula 1, Lando Norris CNN Brasil
Lando Norris liderou o Treino Livre 2 do GP de Abu Dhabi, repetindo o feito da primeira sessão. Foi o início perfeito para o final de semana do britânico, que chegou à última corrida do ano como favorito ao título –ele está a 12 pontos de Verstappen e 16 de Piastri.
Seu rival da Red Bull ficou em 2º na segunda sessão desta sexta (5), enquanto o companheiro dele na McLaren foi apenas 11°.
O britânico foi 0,363 mais veloz que Verstappen na noite de Abu Dhabi, início da tarde no horário de Brasília, sob os holofotes de Yas Marina.
Piastri em 11º, mas forte em simulação de corrida
O companheiro de Norris na McLaren, Oscar Piastri, foi só o 11º mais rápido no TL2, após ficar fora da primeira sessão, quando o piloto mexicano Pato O’Ward teve tempo de pista em seu carro.
O australiano, no entanto, mostrou força nas simulações de corrida.
“Oscar ainda não está totalmente afinado, mas ele vai chegar lá”, disse o chefe da McLaren, Zak Brown. “Estou impressionado com ambos os nossos pilotos neste início de fim de semana; eles parecem mais relaxados do que o normal.”
George Russell, da Mercedes, foi o terceiro colocado no segundo treino livre, com Oliver Bearman, da Haas, em quarto, e Nico Hulkenberg, da Sauber, em quinto, às vésperas de sua 250ª largada.
“O carro está insano. Não sei como o carro está tão bom”, exclamou Bearman pelo rádio da equipe.
TL1 com nove novatos
Vencedor da corrida do ano passado, Norris foi um dos 11 pilotos titulares participando da primeira sessão, que tinha nove novatos completando a última das sessões obrigatórias destinadas a rookies.
Pelas regras atuais da Fórmula 1, a cada temporada, o piloto titular deve ceder seu lugar em duas sessões de treinos livres 1 a pilotos que tenham disputado no máximo dois GPs.
Charles Leclerc, da Ferrari, foi o terceiro e o oitavo mais rápido nas duas sessões, com seu irmão mais novo, Arthur, ficando em 16º no carro de Lewis Hamilton no TL1.
Os irmãos monegascos fizeram história na mesma pista no ano passado ao se tornarem os primeiros irmãos a participar de uma sessão de treinos como companheiros de equipe, mas o Leclerc mais velho estava menos satisfeito desta vez.
“Parece que o carro não tem aderência nenhuma. É inacreditável”, disse ele.
Hamilton voltou para o TL2 e ficou em 14º, 0,856 atrás do melhor tempo.
A Mercedes teve os titulares Kimi Antonelli e Russell em quarto e sexto, respectivamente, na primeira sessão.
O japonês Ryo Hirakawa, de 31 anos, apoiado pela Toyota, foi o mais rápido entre os pilotos não titulares, em 11º pela Haas, à frente de Isack Hadjar, da Racing Bulls, em 12º.
Arvid Lindblad, que vai substituir Hadjar na próxima temporada, com o francês se tornando companheiro de Verstappen na Red Bull, foi o 15º colocado, usando o carro de Yuki Tsunoda em sua terceira sessão de treinos do ano.

