Presidente da Casa destaca aprovação de propostas e trabalho “em parceria com o governo federal, independentemente de quem o lidere” Política, -agencia-cnn-, Câmara dos Deputados, Hugo Motta, Mapa da Fome, ONU (Organização das Nações Unidas) CNN Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comemorou em suas redes sociais a saída do Brasil do Mapa da Fome. O deputado avaliou como uma “vitória” do povo e destacou o papel da Casa que comanda.
“A saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada pela FAO/ONU, é uma vitória do nosso povo. Como instituição, a Câmara dos Deputados cumpriu seu papel para que essa conquista fosse possível”, começou em post no X (antigo Twitter).
Hugo citou como contribuição do Legislativo para o resultado a tramitação de auxílios e redução de impostos.
“Isso demonstra nosso compromisso: a lealdade da Câmara é com o país. Trabalhamos em parceria com o governo federal, independentemente de quem o lidere, para entregar resultados que melhorem a vida dos brasileiros”, acrescentou.
A saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada pela FAO/ONU, é uma vitória do nosso povo. Como instituição, a Câmara dos Deputados cumpriu seu papel para que essa conquista fosse possível.
Na pandemia, viabilizamos o Auxílio Emergencial e, mais recentemente, tornamos o Bolsa…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) July 29, 2025
A ONU (Organização das Nações Unidas) para a Alimentação e a Agricultura anunciou na segunda-feira (28) que o Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o resultado reflete a média entre 2022 e 2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.
O Brasil havia retornado ao Mapa da Fome em 2021, como efeito da pandemia, após passar sete anos fora da compilação. Da última vez, o país levou quase 12 anos para conseguir sair da listagem.
*Sob supervisão de Renata Souza