Astros da NBA discutiram iniciativa liderada por agente de LeBron, que pode reunir times internacionais em torneio itinerante Basquete, -agencia-reuters-, CNN Esportes, NBA CNN Brasil
LeBron James e Nikola Jokic, dois dos maiores nomes da NBA atualmente, se reuniram recentemente na França, e embora o encontro não tenha relação com uma parceria em quadra, chamou a atenção pelo que pode significar fora dela.
Segundo o site Front Office Sports, o encontro envolveu discussões sobre a criação de uma liga global de basquete, idealizada por Maverick Carter, sócio e agente de LeBron. O plano prevê a formação de uma competição internacional masculina e feminina, com equipes itinerantes disputando jogos em até oito cidades ao redor do mundo.
Forma física de Luka Doncic surpreende em capa de revista masculina; veja
LeBron James seguirá nos Lakers para a temporada 2025-26, diz site
Acionista do Liverpool, LeBron James reage à morte de Diogo Jota
Ainda de acordo com a publicação, o projeto pode levantar até US$ 5 bilhões (cerca de R$ 27 bilhões) em investimentos. Entre os interessados estariam o fundo soberano da Arábia Saudita — responsável pela criação do LIV Golf, pela compra do Newcastle United e por parcerias com a ATP e WTA no tênis — e o governo de Singapura.
Jokic, estrela do Denver Nuggets e três vezes MVP da liga, teria envolvimento através de seu agente, Misko Raznatovic, uma figura de forte influência no basquete europeu.
A NBA, por sua vez, também tem se movimentado internacionalmente. Nesta semana, a liga anunciou jogos de temporada regular entre Memphis Grizzlies e Orlando Magic em Berlim e Londres, em janeiro, reforçando o interesse na expansão global.
Embora LeBron e Jokic não tenham planos imediatos de atuarem juntos, o encontro entre as estrelas pode ser o prenúncio de uma transformação significativa no cenário do basquete internacional.
CazéTV é da Rede Globo? Veja quem está por trás do canal de streaming