By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lecar mostra novo protótipo e promete produção daqui a um ano; é possível?
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lecar mostra novo protótipo e promete produção daqui a um ano; é possível?
outros

Lecar mostra novo protótipo e promete produção daqui a um ano; é possível?

Última atualização: 24 de junho de 2025 20:28
Published 24 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Faz tempo que o Brasil não tem uma fabricante de automóveis realmente nacional. Muitos tentaram criar seus próprios veículos e a tentativa mais atual é de Flávio Figueiredo Assis, que fundou a Lecar.

  • Relacionadas
  • NotíciasEste será o painel do Lecar 459, mas poderia ser de um Tesla Model 38 nov 2024 – 19h11
  • NotíciasFuturo híbrido nacional, Lecar 459 tem preço antes mesmo de ter fábrica20 set 2024 – 17h09
  • NotíciasLecar anuncia fábrica no ES para fazer Tesla híbrido nacional de R$ 150.00022 ago 2024 – 19h08

 

 

A Lecar ainda não tem nenhum carro à venda e mexeu no seu planejamento diversas vezes. Primeiro, anunciou que teria um carro elétrico, revelado em 2024. Meses depois, mudou o plano para um automóvel híbrido, batizado como Lecar 459 e que está mais encaminhado, a ponto de ter um mocape pronto e exibido na feira Eletrolar Show em São Paulo.

Lecar 459
<span class=”hidden”>–</span>Nicolas Tavares/Quatro Rodas

A apresentação do modelo, como o próprio executivo admitiu em uma conversa com QUATRO RODAS, é uma forma de provar que o projeto, de fato, existe e colocar a empresa no radar. Isso é ainda mais importante em um momento de incertezas sobre a fabricante – algumas geradas por ela mesma, ao realizar anúncios que foram alterados pouco meses depois.

Neste momento, a Lecar acredita estar com o seu projeto mais direcionado. “Foram cinco anos desenvolvendo o carro até este momento. Já fizemos parcerias com empresas nacionais para fornecer motor, suspensão, pneus, o sistema híbrido e mais”, explica Assis. “O design do 459 será este e faremos apenas pequenos ajustes baseados nos comentários do público”, completa.

De fato, o 459 já parece mais com um carro de produção, ainda mais comparado com a primeira proposta mostrada em 2024 e que foi descartada pouco tempo depois. Qualquer semelhança com o Tesla Model Y não é mera coincidência e o dono da empresa relata que os engenheiros desmontaram o seu Tesla de uso particular para analisar cada aspecto e entender como criar o Lecar de forma semelhante.

Continua após a publicidade

Lecar 459
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Lecar

A finalização do mocape marca o início da montagem de algumas unidades para iniciar o processo de homologação e certificação, além de realizar os ajustes reais do carro. Assis diz que, nos próximos meses, começaremos a ver alguns protótipos nas ruas e sem camuflagem, uma tática para fazer com que as pessoas se interessem pela marca e a acompanhe – ou até, quem sabe, até realizarem a reserva no site oficial.

Para ter mais volume e não lidar com a infraestrutura de recarga, o Lecar 459 virou um elétrico com autonomia estendida, graças a um motor 1.0 turbo flex de 122 cv produzido por ninguém menos que a Horse, a joint venture da Renault e da chinesa Geely. Ou seja, é o mesmo propulsor usado pelo Renault Kardian e a nova geração do Nissan Kicks. Mas ele não moverá o Lecar.

Interior do Lecar 459
Interior do Lecar 459Divulgação/Lecar
Continua após a publicidade

A potência desse motor pode ser menor, mas não é um problema, pois funciona exclusivamente como gerador de energia para uma bateria de 18,4 kWh. Quem moverá o carro será um motor elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm, este fornecido pela WEG e entregando a força para as rodas traseiras. Na prática, o funcionamento é igual ao do e-Power da Nissan e a Lecar promete uma autonomia combinada de 1.000 km usando etanol.

Os acordos com empresas como Horse e WEG são de longo prazo, a ponto de que este motor estará em mais carros da Lecar. A ideia é aproveitar não só a mecânica em todos os novos modelos, como também a plataforma e muitos dos componentes.

A empresa já mostrou imagens da Lecar Campo, uma picape compacta antes conhecida como Cyber Campo (novamente, uma inspiração na Tesla) e ainda existe o projeto de um SUV com aparência mais robusta chamado Tático, este último ainda em desenvolvimento.

Falando na picape, ela é outra aposta da Lecar para conseguir um alto volume de vendas logo de cara. Mira exatamente na Fiat Strada, líder não apenas do seu segmento como também das vendas de automóveis e comerciais leves. O site oficial afirma que mede 4,50 metros, apenas 3 cm mais do que a Strada e pretende ser a primeira picape híbrida nacional.

Continua após a publicidade

Lecar Campo
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Lecar

Assis diz que a caminhonete será apresentada nas próximas semanas, durante um evento voltado para o agronegócio, com uma evolução do design mostrado no site, ainda uma projeção inicial.

Todos estes planos são interessantes, mas esbarram nas dúvidas sobre a produção nacional. Em entrevista ao portal G1, em novembro passado, o executivo disse que iria acelerar o lançamento montando os carros na China por contrato. Seria uma forma de começar a operação enquanto a futura fábrica em Sooretama (ES) está em construção.

Hoje, este plano foi descartado completamente e tanto o 459 quanto a Campo serão feitos no Brasil a partir de agosto de 2026, promete o proprietário da empresa. A explicação seria que os chineses “tentaram passar a perna” na Lecar e a negociação foi cancelada. Desde então, o foco retornou para montar a rede de fornecedores e viabilizar a produção nacional o quanto antes.

Continua após a publicidade

Obras da fábrica da Lecar em Sooretama (ES)
<span class=”hidden”>–</span>Reprodução/Google Earth

Questionado sobre a fábrica, Assis disse que estão trabalhando na construção dos prédios, mas não deu mais detalhes. As imagens do Google Maps já mostram alguns galpões sendo erguidos, mas ainda em uma fase bem inicial.

Nos bastidores, QUATRO RODAS ouviu de outras pessoas na Lecar de que há uma negociação por uma “fábrica já existente no interior paulista”. Nenhuma das fontes quis cravar qual é essa fábrica, mas só existe uma fábrica que poderia ser negociada: a da Toyota em Indaiatuba, que hoje faz o Corolla na versão sedã e que será fechada em 2026. Fontes ligadas à marca japonesa afirmam desconhecer completamente qualquer negociação.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

Não seria a primeira vez que a Lecar mostra interesse em pegar uma fábrica já construída. No início de 2024, meses após a BYD anunciar um investimento de R$ 3 bilhões para adquirir e modernizar o antigo complexo da Ford em Camaçari (BA), a Lecar disse que entraria na disputa com uma outra proposta, querendo usar os maquinários que eram da Ford – algo impossível, considerando que a empresa retirou tudo o que tinha e deixou apenas os galpões vazios. No final, a BYD ficou com o local e a Lecar disse que desistiu para “não atrasar o seu projeto”.

Para quem acredita no projeto, é possível encomendar tanto o Lecar 459 quanto a picape Campo no site oficial, ambos por R$ 159.300, desde que pague uma reserva de R$ 1.593 para que este preço quando o carro enfim começar a ser entregue em 2026. E este valor obviamente irá subir em um ano. Quando abriu as reservas em setembro de 2024, o preço sugerido do Lecar 459 era de R$ 147.900.

O dono da marca afirma que já mais de 4.500 reservas feitas e diz que há inclusive um pedido de fora do país, feito por um casal de clientes na Alemanha, que quer levar o 459 para lá e mostrar que o Brasil também produz carros próprios.

Publicidade

You Might Also Like

TCDF libera licitação para câmeras corporais e faz alerta para a PMDF

DF pode instituir política contra o racismo obstétrico. Entenda

Casos de lesões corporais seguidas de morte crescem 1.200% no DF

Ostentação, viagens: professora deu prejuízo de R$ 8 mil a colegas

Fugitivo mais procurado do Equador indiciado pelos EUA chega a Guayaquil 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Presidente interino do Corinthians recebe Ancelotti na Neo Química Arena 

1 de junho de 2025
Após virada histórica, Lewandowiski iguala recorde de Cristiano Ronaldo na Champions; saiba qual
Polícia Federal realiza transferência de Tuta para Corumbá, em MS 
Transalvador registra aumento de acessos de veículos aos portais eletrônicos, mas garante trânsito com mais fluidez; saiba mais
Reação de Preta Gil ao assistir homenagem de Ivete Sangalo viraliza; assista
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?