By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lei da Terceirização completa 8 anos de maior maturidade das relações trabalhistas
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lei da Terceirização completa 8 anos de maior maturidade das relações trabalhistas
outros

Lei da Terceirização completa 8 anos de maior maturidade das relações trabalhistas

Última atualização: 11 de julho de 2025 05:00
Published 11 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em 2025, a Lei da Terceirização (Lei 13.429) completa oito anos, consolidada como um marco no aprimoramento das relações de trabalho no Brasil. A regulamentação trouxe modernização, flexibilidade e maior segurança jurídica para empresas contratarem prestadores de serviços terceirizados. Há impactos positivos na geração de emprego e no desenvolvimento da economia nacional. 

Contents
Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e ExecutivoReceba gratuitamente no seu email as principais notícias sobre o Direito do Trabalho

Antes da Lei da Terceirização, o entendimento da Justiça do Trabalho se baseava na Súmula 331, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de 1993, que aceitava a terceirização das atividades-meio (de apoio às empresas), mas não das atividades-fim (as mais inerentes aos objetivos finais de negócio das empresas). Tais conceituações e validações dependiam da interpretação de juízes, e resultavam em uma série de processos trabalhistas, expondo diretamente empresas e trabalhadores, e na ponta final o contexto social.

Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e Executivo

Fruto do amadurecimento de propostas e debates de diversos setores da sociedade civil com o poder público, a Lei da Terceirização vem ao encontro do contexto do mercado de trabalho em países como Alemanha e Japão, que estão entre as cinco maiores economias do mundo. A nova regulamentação não se prende às atividades-meio e atividades-fim, incentiva a gestão produtiva, a empregabilidade e os avanços econômicos. 

A Lei da Terceirização propicia aos tomadores de serviços concentrarem-se em suas atividades principais, com uma gestão mais eficiente dos custos e estratégica em termos de investimentos em inovação, tecnologia, desenvolvimento e melhoria de produtos e serviços.

Simultaneamente, a regulamentação estimula a competitividade e a profissionalização das prestadoras terceirizadas e seus trabalhadores, gera mais oportunidades de emprego e inclusão, amplia a capacidade de produção e serviços, e beneficia o crescimento econômico.    

Impactos positivos da regulamentação podem ser notados na pesquisa “Panorama da Lei da Terceirização”, da Deloitte. Um levantamento a partir de entrevistas de 51 empresas tomadoras de serviços e/ou prestadoras terceirizadas de grande porte (com mais de R$ 50 milhões de faturamento ano) dos setores de infraestrutura, serviços e outros, a maioria no Sudeste.

Para 62% das organizações entrevistadas, a legislação impulsiona a contratação de equipes terceirizadas. De acordo com 90% dos participantes, o regramento define melhor as responsabilidades das partes envolvidas em termos de segurança e saúde dos trabalhadores; 84% destacam a segurança jurídica quanto ao vínculo empregatício como um avanço significativo; e 70% citam a redução dos processos trabalhistas sobre terceirizações como fator relevante.

Para 96% das empresas contratantes de serviços terceirizados entrevistadas, a lei contribui para a melhora na qualidade dos serviços adquiridos; 89% reportam simplificação dos processos produtivos e de gestão; 88% mencionam que o modelo proporciona inovações em tecnologia e em formas de gestão das atividades contratadas.

De acordo com a base completa da pesquisa, os serviços mais contratados junto a empresas terceirizadas ao longo dos últimos sete anos vêm sendo os de montagem e manutenção de equipamentos; desenvolvimento e/ou engenharia de produto; e logística e transporte. Já os serviços de maior demanda com apoio de terceirizadas – ou seja, que mais apontam oportunidades futuras no setor – têm sido os de consultoria técnica; tecnologia da informação; e logística e transporte, também no mesmo período de avaliação.

A percepção do impacto positivo da Lei da Terceirização é reforçada pelo otimismo das prestadoras terceirizadas entrevistadas: 97% projetam aumento no volume de negócios nos próximos anos, o que favorece novas contratações e o desenvolvimento econômico. 

Receba gratuitamente no seu email as principais notícias sobre o Direito do Trabalho

O levantamento da Deloitte traz evidências da Lei da Terceirização como instrumento de fortalecimento das redes de produção e serviços. Os dados atestam que parcerias estratégicas entre tomadoras de serviços e prestadoras terceirizadas vêm se provando úteis na busca por resultados sustentáveis, tendo como consequência a alta dos níveis de emprego, tal como é perceptível em vários países desenvolvidos.

A terceirização de qualquer atividade profissional permite aos tomadores de serviço, sobretudo, maior agilidade frente às dinâmicas de mercado e exigências dos negócios. Feita de forma responsável, ela não afasta a proteção dos trabalhadores frente às garantias legais e constitucionais. 

Portanto, é fundamental que a Lei da Terceirização siga sustentando a evolução das relações trabalhistas e das oportunidades de emprego, agregando vantagens competitivas para as empresas brasileiras e maior desenvolvimento econômico para a sociedade brasileira.

You Might Also Like

Homem ameaça atirar na cara da ex-mulher na frente do filho

Político polêmico detona Brunna Gonçalves: ‘Vive às custas do que sobrou da Ludmilla’

Enxaqueca afeta 31 milhões de brasileiros e impõe custo bilionário ao país

VÍDEO: Ivete Sangalo coloca Vanessa da Mata para dançar ‘Vampirinha’ em festa com amigos famosos

Na posse de Rotondano, Coronel revela assunto da conversa ao pé do ouvido com Bruno Reis; ASSISTA

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Senna Tower: veja como será o prédio residencial mais alto do mundo 

10 de maio de 2025
Netflix anuncia fim das gravações da 4ª temporada de “Bridgerton” 
Raquel Lyra sobre PSD: Oportunidade de estar num partido que vem crescendo 
Quaest: Lula lidera todos os cenários de 1º turno em 2026 
Rússia classifica Anistia Internacional como organização “indesejável” 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?