By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lei do Solo da UE estabelece que o solo saudável é a próxima onda regulatória
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lei do Solo da UE estabelece que o solo saudável é a próxima onda regulatória
outros

Lei do Solo da UE estabelece que o solo saudável é a próxima onda regulatória

Última atualização: 2 de novembro de 2025 15:10
Published 2 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A aprovação, em 23 de outubro, da Lei Europeia de Monitoramento e Resiliência do Solo marca um ponto de inflexão, pois a saúde do solo deixa de ser um assunto apenas agronômico para passar a fazer parte do cálculo de risco daqueles que financiam, asseguram e compram alimentos, ração, bioenergia e fibras.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailConheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STFReferências

A lógica é direta: se o solo se degrada, a produtividade oscila, o custo dos insumos sobe, a vulnerabilidade climática aumenta — e o custo do capital acompanha. Se o solo melhora, o inverso acontece.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O que a Europa está fazendo é padronizar indicadores, criar relatórios comparáveis e, com isso, abrir caminho para a precificação de riscos e a mobilização de capital em larga escala para incentivar a restauração. Tal medida se justifica tanto do ponto de vista ambiental quanto do econômico.

Os sistemas alimentares já ultrapassaram cinco limites planetários: (i) mudança no uso da terra, sobretudo pela conversão de ecossistemas para a agricultura e a pecuária; (ii) integridade da biosfera, por meio da perda de biodiversidade associada à fragmentação de habitats e às monoculturas; (iii) nitrogênio e (iv) fósforo, excedidos pelo uso de fertilizantes sintéticos e manejo ineficiente de dejetos, que geram eutrofização e óxidos de nitrogênio; e (v) água doce (componentes “verde” e “azul”), em razão da irrigação, da compactação/selamento do solo e das alterações hidrológicas, que degradam a disponibilidade e a qualidade da água. 

Nos outros quatro limites também exercem pressões relevantes: em relação às mudanças climáticas, são responsáveis por uma parcela substancial das emissões de CO₂ (pelo desmatamento e pela produção de energia), de CH₄ (entérico e de arrozais) e de N₂O (dos solos); em relação à acidificação dos oceanos, afetam indiretamente por meio das emissões de CO₂; em relação à carga de aerossóis, geram material particulado por meio de queimadas; e, em relação às novas moléculas (agrotóxicos, plásticos e antibióticos), aumentam a carga química e os riscos ecotoxicológicos.

Para adequar a produção, os custos anuais esperados estão entre US$ 200 e 500 bilhões, mas os benefícios econômicos superam US$ 5 trilhões por ano (dietas saudáveis, maior produtividade e redução de perdas).

Isso ressalta a necessidade e a urgência de medidas como a Lei de Monitoramento de Solo, que prevê instrumentos financeiros e regulatórios que internalizam o risco de degradação do solo em crédito, seguros e compras públicas. É necessário também um plano jurídico-institucional, padrões nacionais de indicadores de solo, monitoramento, reporte e verificação integrados à rastreabilidade, como condição de competitividade e de acesso a finanças climáticas.

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Na América Latina e no Caribe, as tendências de degradação do solo também são alarmantes: apenas 34% dos solos estão saudáveis, o que tem implicações econômicas e sociais ainda maiores, já que a economia da região depende muito mais da produção agropecuária do que a da Europa.

Como converter a saúde do solo em produtos financeiros? Há várias possibilidades: (1) crédito rural com bônus de juros condicionado à melhoria anual dos indicadores do solo; (2) seguros paramétricos com franquias e prêmios calibrados de acordo com a classe de risco do solo e o uso do solo; (3) CRAs/LCAs verdes vinculadas a metas auditadas de saúde do solo; e (4) fundos de transição para a restauração de pastagens, com desembolso por etapa comprovada.

O Decreto 11.815/2023 prevê a restauração em dez anos de 40 milhões de ha, ensaiando para uma futura lei abrangente de qualidade de solo brasileira. Há um grande passivo recuperável, o retorno produtivo é rápido, a rastreabilidade está em avanço e a demanda internacional é sensível a critérios ambientais. Há custos de adaptação e necessidade de capacitação técnica. 

No entanto, não agir já é caro, resulta em spreads maiores, sinistralidade elevada em safras extremas, descontos comerciais por incerteza de origem e atributos, além do risco de exclusão em mercados qualificados como os que começam a exigir comprovação de boas práticas. 

Um solo saudável não é filantropia ambiental, mas sim gestão de risco e produtividade. A Europa apenas iniciou a onda; cabe a nós enfrentá-la e surfá-la primeiro.

____________________________________________________________________

Referências

BRASIL, Executivo Federal. Caminho Verde – PNCPD – Programa Nacional de Conversão de Pastagem Degradada D11815/2023. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/decreto/d11815.htm>. Acesso em: 15 out. 2025.

DENNY, Danielle. Apostila Mercado de Carbono e Finanças verdes. Piracicaba: DDLaw, 2025. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/391566152_Apostila_Mercado_de_Carbono>.

EU, European Parliament and of the Council. Directive Soil Monitoring and Resilience (Soil Monitoring Law). Disponível em: <https://data.consilium.europa.eu/doc/document/ST-9474-2025-REV-1/en/pdf>.

EUROPEAN COMMISSION. Regulation on Deforestation-free Products (EUDR). Disponível em: <https://environment.ec.europa.eu/topics/forests/deforestation/regulation-deforestation-free-products_en>. Acesso em: 20 mar. 2025.

POPPIEL, Raul Roberto; CHERUBIN, Maurício Roberto; NOVAIS, Jean J. M.; et al. Soil health in Latin America and the Caribbean. Communications Earth & Environment, v. 6, n. 1, p. 1–11, 2025. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s43247-025-02021-w>. Acesso em: 22 maio 2025.

ROCKSTRÖM, Johan; THILSTED, Shakuntala Haraksingh; WILLETT, Walter C.; et al. The EAT–Lancet Commission on healthy, sustainable, and just food systems. The Lancet, v. 406, n. 10512, p. 1625–1700, 2025. Disponível em: <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(25)01201-2/abstract>. Acesso em: 28 out. 2025.

You Might Also Like

Empresa demite funcionário que agrediu colega com capacete em Salvador

VÍDEO: Cachorrinho encanta ao aproveitar piscina com colete

Virginia rebate acusações de relacionamento com Vini Jr. ser “só marketing”

Após mais de 40 cirurgias plásticas, modelo comenta rumores de só namorar cirurgiões

Moraes atende pedido e prorroga prazo para RJ enviar relatórios de operação 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Cabo do Exército e ladrão de banco: o passado do fugitivo da Papuda

7 de janeiro de 2025
Vídeo: Ajudante de pedreiro desaparece em Feira de Santana e familiares fazem apelo
Real Madrid x Mallorca: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga 
Renato Aragão se pronuncia após boatos de romance com Xuxa 
Barcelona nos EUA: por que Fifa e Uefa permitem jogos em outros continente 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?