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Leilões rodoviários seguem atrativos apesar da Selic, diz secretário 

Última atualização: 7 de maio de 2025 01:18
Published 7 de maio de 2025
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Há uma expectativa de que o Banco Central faça um ajuste de menor magnitude na taxa básica de juros na próxima quarta-feira (7)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Leilões rodoviários seguem atrativos apesar da Selic, diz secretário no site CNN Brasil.  Macroeconomia, Banco Central (BC), Celulose, Concessão, Leilão CNN Brasil

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Leia maisApós “vazio”, leilão da Rota da Celulose recebe quatro ofertasEnquanto preço do diesel cai, gasolina pode ter aumento em breveCeron diz que não há discussão com Tesouro sobre reajuste de benefíciosRota da Celulose

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, descartou que a flutuação da taxa básica de juros interfira na atratividade das concessões rodoviárias que vem sendo promovidas pelo governo federal.

“Em um projeto de infraestrutura, não importa a flutuação da taxa de juros. O Brasil sempre conviveu ao longo de sua história com taxas que sobem, baixam. A gente conseguiu viver muito bem assim”, disse no evento em Brasília que anunciou a aquisição de parte da Agência iNFRA pelo grupo Esfera Brasil, do presidente-executivo da CNN, João Camargo.

Há uma expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central faça um ajuste de menor magnitude na taxa básica de juros na próxima quarta-feira (7). Na reunião de março, o colegiado subiu a Selic para 14,25%.

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O secretário também destacou a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como fator importante para tornar os leilões mais atrativos. Na avaliação de Santoro, o banco tem ajudado a ancorar as expectativas do mercado.

Rota da Celulose

Santoro citou que a Rota da Celulose — que abrange as rodovias federais BR-262 e BR-267, além das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 — já recebeu quatro ofertas. O leilão será realizado na próxima quinta-feira (8) na sede da B3, em São Paulo.

Entregaram propostas os fundos de investimentos BTG e XP, um consórcio formado por Kinea e Way e a K-Infra, segundo apurou a CNN. A vencedora irá administrar uma extensão de 870,3 quilômetros, por um período de 30 anos.

Os trechos já haviam ido a leilão no final do ano passado, mas não receberam propostas. Para atrair investidores, a modelagem do certame foi revista.

“Essas mudanças que foram feitas fazem com que os processos tenham segurança jurídica”, disse no evento.

Os governos federal e do Mato Grosso do Sul realizaram um ajuste no cronograma de operação, ampliando os prazos para a conclusão das obras essenciais. Com isso, deverão ser finalizadas entre o 6º e o 8º ano do contrato.

A concessão prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos para modernizar a infraestrutura dos trechos leiloados. As rodovias são relevantes para o escoamento da produção no Centro-Oeste.

Além disso, o certame estabelece que a construção do contorno do município de Três Lagoas ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O trecho será incorporado à concessão após a conclusão das obras, prevista para o 4º ano do contrato.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Leilões rodoviários seguem atrativos apesar da Selic, diz secretário no site CNN Brasil.

 

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