Nissan March está de volta na Europa totalmente elétrico com até 408 km de autonomia Auto, Carros Elétricos, Nissan CNN Brasil
A Nissan confirmou o retorno da sexta geração do Micra para 2025 na Europa, marcando uma redefinição completa do hatch compacto. O nome pode parecer estranho, mas trata-se do mesmo carro que foi vendido no Brasil sob o nome de March.
O veículo abandonará os motores a combustão para se tornar um carro exclusivamente elétrico (EV). Além disso, aposta numa linguagem de design que se aproxima de um crossover bem tecnológico.
Com um comprimento inferior a 4 metros, o novo March 2025 mantém dimensões compactas, adequadas para o ambiente urbano. A distância entre eixos de 2,54 metros e o posicionamento das rodas nas extremidades contribuem para um maior espaço interno. O porta-malas oferecerá uma capacidade de 326 litros.
O design exterior, concebido pelo centro de design da Nissan em Londres, apresenta uma estética mais robusta, com arcos de roda escurecidos e a inclusão de rodas de 18 polegadas como padrão em todas as versões. Os faróis e lanternas em LED no formato arredondado têm sequência animada ao travar e destravar o veículo. Haverá 14 combinações de cores disponíveis, incluindo opções de teto em dois tons (preto ou cinza).
O novo Nissan Micra será construído sobre a plataforma AmpR, uma arquitetura compartilhada com a Renault e dedicada a veículos elétricos. Por conta da crise que a marca japonesa enfrenta, pode ser o último carro feito em parceria. Para atender a diferentes perfis de uso, o Micra será oferecido com duas opções de bateria:
- Uma versão de 40 kWh, que alimenta um motor elétrico de 122 cv e 225 Nm de torque. A autonomia estimada para esta configuração é de 308 km. O peso total do veículo é de 1.400 kg.
- Uma versão de maior capacidade com 52 kWh, equipada com um motor de 150 cv e 245 Nm de torque. Esta variante promete uma autonomia de até 408 km e tem um peso de 1.524 kg.

A inclusão de uma bomba de calor como item de série em ambas as versões, junto com um sistema de gerenciamento térmico da bateria (aquecimento e arrefecimento), visa otimizar a eficiência e preservar a autonomia em diferentes condições climáticas.
Um dos focos técnicos do projeto é a capacidade de recarga. O novo Micra será compatível com carregadores rápidos de corrente contínua (DC), com potências de até 80 kW para a bateria de 40 kWh e até 100 kW para a de 52 kWh. Segundo a Nissan, em condições ideais, será possível recarregar a bateria de 15% a 80% em aproximadamente 30 minutos.

Além disso, o veículo contará com a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) em todas as suas versões. Este sistema permite que a energia armazenada na bateria do carro seja utilizada para alimentar dispositivos externos, como equipamentos eletrônicos e ferramentas.
Interior e segurança
O interior se destaca por duas telas de 10,1 polegadas: um painel de instrumentos digital configurável para o motorista e uma tela central para o sistema de infotenimento. Este sistema, denominado NissanConnect, terá os serviços do Google integrados, provendo navegação e outras aplicações de forma nativa. O motorista pode verificar o status da bateria, localizar o veículo e controlar remotamente funções como a climatização e o agendamento de recargas.

O novo Micra estará disponível com o pacote Nissan ProPilot, que agrega um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
As vendas do novo Nissan Micra elétrico começarão na Europa ainda em 2025, marcando a estreia da sexta geração de um dos modelos mais populares da marca em mais de quatro décadas de história. Parte dela, na quarta geração, foi vendida no Brasil. Ainda não há previsão de que o March volte ao país.
Por aqui teremos um novo B-SUV, fabricado em Resende (RJ) rival de Volkswagen Tera e Renault Kardian, dentre outros.
