Certificado foi entregue em cerimônia realizada nesta sexta-feira (15); turismo no Maranhão teve aumento de 44%, segundo pesquisa do IBGE Maranhão, -agencia-cnn-, patrimonio, Unesco CNN Brasil
O Parque Nacional do Lençóis Maranhenses recebeu a certificação oficial da Unesco, durante cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (15). O ato marca o compromisso público de proteção e valorização do patrimônio.
O governador Carlos Brandão recebeu a certificação da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, um ano depois do reconhecimento como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade.
“O patrimônio é o legado que herdamos do passado, o que vivenciamos hoje e o que transmitimos às gerações futuras, reconhecendo o caráter excepcional desses sítios do Maranhão para toda a humanidade. Nosso patrimônio cultural e natural são fontes insubstituíveis de vida e inspiração”, afirmou a diretora após a entrega.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que estava presente no evento, ressaltou a importância do título e do Maranhão no enfrentamento à mudança do clima em nível global.
“Para o Maranhão, enquanto lar de ecossistemas de inestimável valor ambiental e social, a responsabilidade é também enorme. Ao protegê-los, o Estado não apenas conserva sua biodiversidade e contribui para o enfrentamento à mudança do clima em nível global, como garante o desenvolvimento em bases sustentáveis para os maranhenses. Afinal, economia e ecologia fazem parte da mesma equação”, destacou a ministra.
Turismo em alta
O turismo no Maranhão registrou alta de 44%, segundo o IBGE. Somente em junho de 2025, quase 90 mil turistas desembarcaram em São Luís (MA), o maior número dos últimos 13 anos, segundo o Observatório do Turismo. O volume representa um crescimento de 19% em relação a 2024.
Esse fluxo fortalece a economia local, movimentando setores como comércio, serviços e hotelaria e consolida o turismo como um pilar estratégico de desenvolvimento.
*Sob supervisão de Pedro Osorio