Björn Borg descobriu doença em 2023 e passou por cirurgia no início de 2024. Ex-número 1 do mundo diz que vai enfrentar a batalha “como se fosse uma final de Wimbledon” Tênis, -traducao-ia-, CNN Esportes, outros esportes, Wimbledon CNN Brasil
Björn Borg, ícone do tênis, revelou ter sido diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata e prometeu “lutar todos os dias como se fosse uma final de Wimbledon.”
O campeão de 11 títulos de Grand Slam revelou seu diagnóstico em sua autobiografia “Heartbeats: A Memoir”, escrita em conjunto com sua esposa Patricia, relatando que passou por uma cirurgia em 2024 e agora está em remissão.
Borg conquistou cinco títulos consecutivos em Wimbledon entre 1976 e 1980, além de seis coroas em Roland Garros, mas surpreendeu o mundo do esporte ao se aposentar aos 26 anos.
“Conversei com o médico e ele disse que isso é realmente muito grave”, disse Borg à BBC.
“Ele disse que tenho essas células cancerosas dormentes, será uma luta no futuro. A cada seis meses vou fazer exames. Fiz meu último teste há duas semanas. É algo com o qual tenho que conviver.”
Borg contou que os médicos descobriram o câncer em 2023, apesar de anos de check-ups regulares.
“O problema é que você não sente nada, você se sente bem, e então acontece”, disse o sueco, que ocupou a primeira posição do ranking mundial por 109 semanas.
“Espero que eu fique bem. Vou vivendo dia após dia, ano após ano, com esperança.”
Embora Borg tenha tentado um breve retorno em 1991, não conseguiu deixar sua marca no circuito.
Durante seu auge, o sueco manteve uma intensa rivalidade com John McEnroe, e sua batalha na final de Wimbledon de 1980 é considerada uma das maiores partidas de tênis de todos os tempos. O americano venceu o tie-break do quarto set por 18-16 antes de Borg conquistar a vitória na épica partida de cinco sets.
“Agora, tenho um novo adversário no câncer – um que não posso controlar”, escreveu Borg em seu livro.
“Mas vou vencê-lo. Não vou desistir. Luto como se cada dia fosse uma final de Wimbledon. E essas costumam dar certo, não é?”