O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 46,3% dos brasileiros e desaprovado por 51%, segundo levantamento da CB Consultoria e Opinión Pública. Outros 2,7% não opinaram. Com esse resultado, Lula permanece fora do pódio dos presidentes sul-americanos mais bem avaliados, ocupando a quarta colocação – mesma posição registrada no mês anterior. O ranking mensal da consultoria argentina analisa a popularidade dos chefes de Estado em 10 dos 12 países da América do Sul.
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email
A pesquisa foi realizada online entre os dias 14 e 20 de junho de 2025, com 1.554 entrevistados com 18 anos ou mais. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Melhores e piores
Em relação a maio, Lula teve uma leve piora: sua aprovação caiu de 47,4% para 46,3%, enquanto a desaprovação subiu de 49,8% para 51%. Ainda assim, o presidente segue em quarto lugar entre os mais bem avaliados da América do Sul.
Javier Milei, presidente da Argentina, reassume a liderança do ranking de imagem positiva em junho com 53,5%, após alta de 4,5 pontos. A última vez que esteve na liderança foi em dezembro de 2024. Daniel Noboa, do Equador, que antes ocupava a liderança, caiu para a segunda posição (52,4%). Yamandú Orsi, do Uruguai, segue em terceiro com 47,2%.
Na base do ranking, os presidentes com pior avaliação são Luis Arce (Bolívia), com 21,2% de imagem positiva, Dina Boluarte (Peru), com 22,3%, e Nicolás Maduro (Venezuela), com 29,5%. O presidente boliviano foi também quem mais perdeu apoio no mês, com uma queda de 4,3 pontos percentuais.