O suspeito de alta peculiaridade é investigado pela prática de homicídios e por expulsar moradores de área dominada pelo tráfico de drogas Pernambuco, -agencia-cnn-, Facção criminosa CNN Brasil
Um homem, que não teve o nome divulgado, foi preso na última sexta-feira (27) em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (PE), durante uma operação conjunta entre o Batalhão de Operações Especiais do Maranhão (Bope/MA) e o Bope de Pernambuco (Bope/PE).
De acordo com a polícia, ele é apontado como um dos principais líderes de uma facção criminosa com atuação no Maranhão.
O suspeito, considerado de alta periculosidade, exercia funções de comando dentro da facção e seria o responsável pelo setor financeiro da organização criminosa no estado.
A prisão foi coordenada pelo Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Maranhão (CME/PMMA), com apoio da Polícia Civil maranhense. Mesmo foragido, o homem seguia dando ordens remotamente e estaria envolvido em uma série de crimes na região da Baixada Maranhense.
Entre os delitos atribuídos a ele estão o assassinato de um idoso no município de Viana, a tentativa de execução de uma vítima com diversos disparos de arma de fogo, durante prática conhecida como “disciplinamento”, e o incêndio criminoso de residências com o objetivo de expulsar moradores e permitir a ocupação dos imóveis por membros da facção.
Além do líder, outros três integrantes do grupo também foram presos na quarta-feira (25), no próprio município de Viana, durante desdobramentos da mesma operação. Eles são apontados como executores diretos dos crimes, agindo sob orientação da facção.
Os suspeitos devem responder por homicídio, organização criminosa e outros crimes previstos na legislação penal.