By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Líder do PT diz que PL da Anistia foi feito sob medida para Bolsonaro 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Líder do PT diz que PL da Anistia foi feito sob medida para Bolsonaro 
outros

Líder do PT diz que PL da Anistia foi feito sob medida para Bolsonaro 

Última atualização: 20 de setembro de 2025 16:07
Published 20 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Lindbergh Farias afirmou que a proposta que reduz as penas para condenados do 8 de janeiro é inconstitucional  Política, Julgamento Bolsonaro, Lindbergh Farias, Paulinho da Força, PL da Anistia, Sóstenes Cavalcante, trama golpista CNN Brasil

Contents
Leia MaisAécio: Reunião com Temer não tratou de STF manter Bolsonaro em domiciliar“STF manda no Congresso Nacional”, diz Flávio BolsonaroAnálise: Michel Temer assume interlocução da anistia com STF

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), voltou a criticar o PL (projeto de lei) da Anistia neste sábado (20). No X, o deputado afirmou que a proposta que beneficia condenados por atos antidemocráticos foi desenhada “sob medida” para alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Trata-se de norma concreta e específica, feita sob medida, e não de caráter abstrato e genérico. Atende a um grupo determinado de pessoas — Jair Bolsonaro e os militares da trama golpista —, em flagrante desvio de finalidade, corroendo a legitimidade do Parlamento”, escreveu.

Para o deputado, a prova de que o PL foi pensado para beneficiar um núcleo restrito de pessoas está na articulação executada por uma ala do Congresso Nacional para aprovar o texto durante o julgamento do “núcleo 1” da trama golpista, que inclui Bolsonaro.

A urgência do PL da Anistia foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (17), com 311 votos favoráveis, 163 contrários e sete abstenções. Na prática, a medida acelera a tramitação da matéria na Casa.

“A prova disso é a tentativa de mudar as penas durante o curso do julgamento, o que configura possível obstrução de justiça e tentativa de restringir ou impedir o exercício da função jurisdicional, em flagrante inconstitucionalidade por ofensa à separação dos Poderes”, disse Lindbergh.

<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A proposta de lei que reduz as penas dos golpistas do 8 de janeiro é inconstitucional. Trata-se de norma concreta e específica, feita sob medida, e não de caráter abstrato e genérico. Atende a um grupo determinado de pessoas — Jair Bolsonaro e os militares da trama golpista —, em…</p>&mdash; Lindbergh Farias (@lindberghfarias) <a href=”https://twitter.com/lindberghfarias/status/1969439710524133852?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 20, 2025</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Na avaliação do PT na Câmara, o projeto gera “retrocesso vedado” e proteção deficiente à democracia. O congressista comparou as penas previstas na proposta com a de delitos patrimoniais individuais, o que, na opinião dele, fere o princípio da fragmentariedade, inverte a lógica de proteção do ordenamento e relativiza crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Leia Mais

  • Aécio: Reunião com Temer não tratou de STF manter Bolsonaro em domiciliar

    Aécio: Reunião com Temer não tratou de STF manter Bolsonaro em domiciliar

  • “STF manda no Congresso Nacional”, diz Flávio Bolsonaro

    “STF manda no Congresso Nacional”, diz Flávio Bolsonaro

  • Análise: Michel Temer assume interlocução da anistia com STF

    Análise: Michel Temer assume interlocução da anistia com STF

“A proposta viola a teoria mista ou eclética da pena consagrada pelo legislador e abre espaço para impunidade, escalada e golpe continuado. O Plano Punhal Verde Amarelo e o 8 de janeiro não foram crimes de menor potencial ofensivo que possam abranger perdão, acordo de não persecução penal ou penas restritivas de direitos como o mero pagamento de cestas básicas”, escreveu.

O PL da Anistia é encampado pela oposição como forma de anistiar o ex-presidente Bolsonaro. A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão, com início em regime fechado, por participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A oposição defende a anistia geral, ampla e irrestrita a contar de 14 de março de 2019, dia em que o STF instaurou o inquérito das fake news. O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse nesta semana que não aceita substituir a anistia por uma redução de pena, como defende o relator do projeto sobre o assunto, Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro se dizem traídos com a articulação entre centrão e PL para reduzir a pena, e defendem que Bolsonaro publique carta aberta determinando retirada de apoio a qualquer redução na dosimetria de pena que não inclua todos os condenados, ou a reinclusão do que Sóstenes chama de “anistia dos fatos” como tema principal.

 

You Might Also Like

Ratinho manda recado para Lula sobre eleições 2026; confira

Patrão flagra funcionária furtando dinheiro e a confronta na frente de colegas: ‘Tenho 72 vídeos seus me roubando’; assista

Fiéis aplaudem Castro em missa após ação policial no RJ 

Internacional x Atlético-MG: escalações e onde assistir ao jogo 

Após motorista desrespeitar sinalização de obra, trabalhador atropelado morre na Bahia

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Maria Clara Pacheco é campeã e Brasil leva ouro no taekwondo após 20 anos 

24 de outubro de 2025
Ucrânia pode aderir à UE antes de 2030, diz presidente da Comissão Europeia 
Companhias aéreas brasileiras estão entre as mais pontuais do mundo 
“Garota do Momento”: Beatriz termina com Beto e defende Basílio 
Neymar Pai apresenta reforma milionária do CT Rei Pelé 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?