Resolução 2254 do Conselho de Segurança determinou a proteção dos direitos de todos na Síria e que a política seja um reflexo das aspirações legítimas do povo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder rebelde sírio pede reavaliação de resolução da ONU em reunião com enviado no site CNN Brasil. Internacional, Abu Mohammed al-Jolani, Antony Blinken, ONU, Oriente Médio, Síria CNN Brasil
O enviado da ONU para a Síria, Geir Pedersen, se reuniu no domingo (15) com o líder rebelde da Síria, Ahmad al-Sharaa. Fotos de distribuição do Hayat Tahrir al-Sham (HTS) mostraram o encontro.
Sharaa – mais conhecido pelo nome Abu Mohammed al-Jolani – lidera o HTS, o grupo islâmico que tirou Assad do poder. O HTS é um grupo anteriormente aliado à Al-Qaeda que é designado como uma organização terrorista por muitos governos, e também está sob sanções das Nações Unidas.
Pedersen disse no domingo (15) que esperava um fim rápido das sanções para ajudar a facilitar a recuperação econômica.
Em uma declaração, o Comando Geral sírio disse que Mohammed al-Jolani discutiu com Pedersen a necessidade de reconsiderar um roteiro delineado pelo Conselho de Segurança para o país em 2015, conhecido como Resolução 2254.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, disse que a transição na Síria deve levar a uma “governança confiável, inclusiva e não sectária”, consistente com a Resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU.
Essa resolução pede um processo liderado pela Síria, facilitado pelas Nações Unidas, estabelecendo dentro de seis meses uma governança não sectária e definindo um cronograma para um processo de elaboração de uma nova constituição. Ela também pede eleições livres e justas.
De acordo com uma declaração divulgada pelo escritório de Pedersen nesta segunda-feira (16), a ONU pretende oferecer todos os tipos de ajuda ao povo sírio, ao líder rebelde Ahmed Al-Sharaa e ao primeiro-ministro interino Mohammad al-Bashir durante uma reunião em Damasco.
Saiba quem é o líder rebelde sírio e o grupo que derrubou Bashar al-Assad
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líder rebelde sírio pede reavaliação de resolução da ONU em reunião com enviado no site CNN Brasil.