Democratas exigem mudanças no ICE para aprovação de projeto de lei orçamentária anual Macroeconomia, CNN Brasil Money, Estados Unidos, ICE (Agência de Imigração dos EUA), shutdown CNN Brasil
Os líderes democratas da Câmara e do Senado dos Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira (4) que os republicanos não devem esperar apoio para um projeto de lei orçamentária anual para o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) se “mudanças drásticas” não forem feitas no ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA).
“Estamos prontos para sentar e negociar. Mas as negociações precisam ser firmes. Precisam ser rigorosas. Precisam conter o ICE de maneira muito séria e acabar com a violência”, declarou o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, em uma coletiva de imprensa ao lado do líder democrata na Câmara, Hakeem Jeffries.
A senadora Patty Murray, uma das principais responsáveis pela alocação de verbas no Senado, alertou que “se os republicanos se recusarem a fazer as mudanças que o povo americano exige, estarão forçando uma paralisação do DHS”.
Schumer disse que os democratas esperam apresentar uma legislação “nas próximas 24 horas” detalhando as propostas.
O presidente da Câmara, Mike Johnson, já rejeitou duas demandas-chave dos democratas: proibir o uso de máscaras faciais por agentes de imigração e exigir mandados judiciais de busca para operações de fiscalização imigratória.
“Como eu disse, os republicanos não devem esperar nossos votos se não estiverem dispostos a implementar uma reforma forte e rigorosa”, respondeu Schumer a repórteres quando questionado se os senadores democratas seriam contrários a uma medida provisória de financiamento para o Departamento de Segurança Interna.
Dentre as reformas que os democratas exigem para o DHS, antes de apoiarem um projeto orçamentário para o ano todo, estão:
- Acabar com as patrulhas “itinerantes”;
- Exigência de mandados judiciais;
- Estabelecer padrões para câmeras corporais;
- Exigir supervisão externa e independente do ICE;
- Identificação para agentes do ICE;
- Restringir o uso de máscaras “exceto em circunstâncias extraordinárias e incomuns”;
- Proibir a detenção e deportação de cidadãos americanos.

