Presidente do PT assumirá comando da Secretaria de Relações Institucionais na segunda-feira (10); futura ministra já iniciou contato com lideranças no Congresso
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes no Congresso querem reunião com Gleisi logo após posse no site CNN Brasil. Política, Câmara dos Deputados, Congresso Nacional, Gleisi Hoffmann CNN Brasil
Líderes partidários da Câmara esperam intensificar conversas com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), após a deputada tomar posse, na segunda-feira (10), como ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Ela já iniciou o contato com as lideranças e tem a intenção de solidificar o apoio ao governo no Congresso Nacional.
Gleisi foi indicada oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta-feira (28). No mesmo dia, a CNN apurou que ela iniciou contatos com líderes da base aliada no Legislativo. Para os congressistas, Gleisi pediu apoio, deixou evidente a intenção de dialogar e colocou-se à disposição para ajudar.
A futura ministra também sinalizou a intenção de ter novas conversas. Os parlamentares ainda aguardam detalhes sobre o formato das agendas, mas líderes ouvidos pela CNN já adiantaram que devem pedir reuniões individuais.
No comando da SRI, Gleisi será responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso. A deputada tem o desafio de construir uma base de apoio estável na Câmara, além de fechar alianças para 2026. Ela assume a vaga em um cenário de queda da popularidade do governo.
Para o evento de posse, líderes aliados do governo foram convidados. Na cerimônia, Gleisi assumirá oficialmente a vaga de Alexandre Padilha, que foi realocado para o comando do Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade. As mudanças fazem parte da reforma ministerial que está em andamento e é conduzida por Lula.
Na quarta-feira (5), Gleisi e Padilha iniciaram a transição na SRI com uma reunião para tratar da agenda prioritária para o governo e dos trabalhos na secretarias da pasta.
“Este é apenas o começo de uma série de reuniões que farão parte dessa transição, sinalizando o início de um grande trabalho sob a liderança da nossa presidenta-ministra!”, disse Padilha sobre o encontro em publicação no X (antigo Twitter).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes no Congresso querem reunião com Gleisi logo após posse no site CNN Brasil.