Os micro carros elétricos fazem sucesso na China pelo preço atrativo e a Livan Auto, a “reencarnação” da antiga Lifan, apresentou o Livan Smurf na China. Trata-se de um carro elétrico que será vendido por menos de R$ 30.000 – sem impostos.
A Lifan que conhecemos no Brasil faliu há alguns anos e seu espólio foi comprado pela Geely, que é dona da Volvo, Polestar e Lotus. A empresa reestruturou a marca e suas fábricas e a relançou como Livan, focada em carros baratos – a maioria com motor a combustão.
O Livan Smurf é seu novo carro de entrada, que busca rivalizar com Wuling Hongguang Mini EV – que tem participação da General Motors e custa cerca de R$ 36.000 – e até com o novo Chery QQ.
O formato quadrado é cativante e combina com o nome igualmente atraente. A dianteira é caracterizada por uma grade estreita e fechada, complementada por faróis redondos. Esse conjunto é combinado com um para-choque dianteiro prateado, criando um efeito visual de “sorriso”.
Na lateral do pequeno Smurf usa rodas de liga leve de 14” com tom prateado e desenho simplificado. Os compradores terão a opção de acabamentos de carroceria em dois tons ou em um único tom. A traseira é tão simpática quanto a frente, com uma área envidraçada maior e com lanternas quadradas que fazem alusão ao jipes antigos.
O interior é minimalista, como manda o figurino dos compactos elétricos, e o console central é bem reduzido, abrigando o botão giratório para a seleção de marchas. O painel é assimétrico e bicolor, e o dono pode escolher a cor que prevalece entre rosa, cinza e verde. A central multimídia fica localizada na parte frontal e tem tela de mais de 12”.
O Livan Smurf mede 3,10 metros de comprimento, 1,56 metro de largura e 1,61 metro de altura, com uma distância entre eixos de apenas 2 metros – o suficiente para só quatro ocupantes. O peso é de apenas 1.125 kg. Apenas um único motor elétrico com potência máxima de 30 quilowatts (40 cv) o move e ele permite que o veículo atinja uma velocidade máxima de 100 km/h.
O Livan Smurf é a versão rebatizada do Geely Panda Mini EV, lançado anteriormente, que vendeu 101.514 unidades de janeiro a julho deste ano, de acordo com dados de emplacamentos não oficiais.
De acordo com a imprensa chinesa, o Smurf terá bateria de cerca de 17 kWh e uma autonomia de cerca de 200 km no padrão de medição chinês. O preço ficaria abaixo de 36.000 yuans, cerca de R$ 27.000 em conversão direta.