By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Litigância abusiva e o Tema 1198 do STJ
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Litigância abusiva e o Tema 1198 do STJ
outros

Litigância abusiva e o Tema 1198 do STJ

Última atualização: 10 de abril de 2025 06:41
Published 10 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Perguntas cretinas nos interessam, senhores! Na área de TI, quando nos deparamos com computadores infectados de vírus, o que devemos fazer? E na área do esporte, quando há constatação de que um atleta está deliberadamente fazendo “corpo mole” numa disputa para atender aos interesses de uma casa de apostas? No segmento automotivo, qual a medida adotada para corrigir imperfeições com impactos de segurança na fabricação de automóveis? A única resposta possível é “desplugar” o elemento estranho da cadeia de produção, permitindo assim que cada segmento econômico siga funcionando corretamente.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasConheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

No Poder Judiciário, a medida deveria ser a mesma. Os profissionais que fabricam demandas artificiais jamais poderiam ter o Poder Judiciário de “portas abertas”. Ao Estado Juiz é mandatório criar mecanismos internos para repelir e impedir que maus “colegas” sobrecarreguem as vias judiciais e incomodem empresas com as ditas “demandas predatórias”. A Corte Especial, ao se debruçar concretamente sobre a questão da litigância abusiva, por intermédio do Tema 1198 afirmou que “constatados indícios de litigância abusiva, o juiz pode exigir, de modo fundamentado e com observância à razoabilidade do caso concreto, a emenda da petição inicial a fim de demonstrar o interesse de agir e a autenticidade da postulação, respeitadas as regras de distribuição do ônus da prova”.

A posição do STJ emanada após julgamento em sede de recurso repetitivo 2021665 apenas reforça o artigo 320 do Código de Processo Civil – uma espécie de justa causa do processo penal no âmbito cível -, permitindo que os magistrados exijam a apresentação dos documentos indispensáveis à propositura da petição inicial, sob pena de extinção do processo sem análise de mérito.

Conheça o JOTA PRO Tributos, plataforma de monitoramento tributário para empresas e escritórios com decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

O ministro Moura Ribeiro, relator do assunto junto à Corte Especial do STJ, para coibir o uso fraudulento do processo, defendeu a fixação de um precedente qualificado pelo STJ que autorize o magistrado a exigir do autor da ação a apresentação de documentos como extratos bancários, cópias de contratos, comprovante de residência e procuração atualizada com poderes específicos, sempre considerando as particularidades de cada caso. Por ser definida em recurso repetitivo, a tese deverá ser aplicada em todos os processos semelhantes.

De toda sorte, entendemos que o referido precedente deveria ter imposto os seguintes parâmetros de comportamento aos magistrados na condução de demandas massificadas e artificiais: (i) necessidade de expedição de ofícios às autoridades policiais e da própria OAB para punição desses maus colegas advogados; (ii) fixação de penalidades de má-fé e de ato atentatório à dignidade da justiça; (iii) revogação de benefício da justiça gratuita às partes envolvidas no esquema de demandas predatórias e (iv) criação de um cadastro nacional junto ao CNJ de advogados e partes condenados em litigância de má-fé em decorrência de litigância abusiva.

Como solução de lege ferenda e indicação para reforma do Código de Processo Civil, a inclusão da possibilidade de julgamento de improcedência liminar dos pedidos nos casos de litigância predatória seria a bala de prata para estancar uma distorção grave do sistema judicial brasileiro.

You Might Also Like

Casal de estrangeiros mortos em Curitiba: saiba quem é a sul-africana 

Casal compra imóvel e encontra adega “secreta” com vinhos antigos; veja 

Frio em São Paulo: temperaturas voltam a despencar nos próximos dias 

Trump deve usar Lei Magnitsky contra ministros do STF na semana que vem 

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Papua Ocidental, na Indonésia 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Placa da fachada do Aeroporto de Salvador cai em cima de ônibus

21 de março de 2025
Análise: Trump está testando a paciência do setor privado 
Homem morre após ser sequestrado e torturado no ES 
MC Daniel chora ao comprar roupa para avós: “Cuidar de quem cuidou de mim” 
Astro do 76ers perderá o resto da temporada por lesão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?