By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lobo-terrível: cientista admite ser impossível recriar espécie extinta 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lobo-terrível: cientista admite ser impossível recriar espécie extinta 
outros

Lobo-terrível: cientista admite ser impossível recriar espécie extinta 

Última atualização: 22 de maio de 2025 19:28
Published 22 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Beth Shapiro, cientista-chefe da Colossal Biosciences, negou que a empresa tenha recriado um lobo pré-histórico
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lobo-terrível: cientista admite ser impossível recriar espécie extinta no site CNN Brasil.  Tecnologia, Animais, Animais em extinção, Ciência, lobo-terrível CNN Brasil

Contents
Leia maisEspécie de lobo extinta há 12 mil anos é “recriada” por startup; entendaCientistas discordam que lobos-terríveis tenham retornado da extinçãoEntenda tecnologia de modificação genética usada para recriar lobo-terrívelRelembre o casoCientistas discordaram do retorno da extinçãoO que é a Colossal Biosciences

A pesquisadora Beth Shapiro, cientista-chefe da Colossal Biosciences — startup que alegou ter recriado uma espécie de lobos pré-históricos — disse que a empresa nunca afirmou ter trazido a espécie de volta da extinção e que tal feito é impossível.

Em entrevista à New Scientist nesta quinta-feira (22), ela defendeu que “Nós nunca escondemos que era isso. As pessoas ficaram bravas porque nós os chamávamos de lobos terríveis [….] Mas a questão é que dissemos desde o começo que são lobos cinzentos com 20 edições“.

Leia mais

  • Espécie de lobo extinta há 12 mil anos é "recriada" por startup; entenda

    Espécie de lobo extinta há 12 mil anos é “recriada” por startup; entenda

  • Cientistas discordam que lobos-terríveis tenham retornado da extinção

    Cientistas discordam que lobos-terríveis tenham retornado da extinção

  • Entenda tecnologia de modificação genética usada para recriar lobo-terrível

    Entenda tecnologia de modificação genética usada para recriar lobo-terrível

Shapiro disse que a empresa apenas usou o nome da espécie extinta para simplificar o entendimento do público e que sempre deixaram claro que essa não era uma “recriação” dos lobos-terríveis.

“Não é possível trazer de volta algo idêntico a uma espécie que já existiu. […] É transformador e uma ciência inovadora — só não é desextinção”, disse a cientista-chefe da Colossal Biosciences.

Sobre as acusações de que a empresa estaria minimizando a importância de proteger os animais da extinção, ela disse que “Agora, de repente, isso está ligado à ideia de que não precisamos nos importar. É terrível”.

Em entrevista à New Scientist, Richard Grenyer, pesquisador da Universidade de Oxford, comentou que a afirmação de Shapiro vai contra o que a empresa anunciou sobre a restauração dos animais extintos.

“Acredito que há uma séria inconsistência entre o conteúdo da declaração e as ações e o material publicitário — incluindo o conteúdo padrão do site, não apenas o briefing  de imprensa sobre o lobo terrível — da empresa”, disse.

Relembre o caso

A startup Colossal Biosciences anunciou em abril que conseguiu recriar a espécie de lobos pré-históricos a partir de um DNA antigo. Eles estão extintos há 12 mil anos, mas a empresa afirmou que três exemplares nasceram em outubro e estão sendo mantidos em uma reserva natural de localização desconhecida.

O código genético foi obtido a partir de fragmentos de lobos-terríveis recuperados dos poços de La Brea, um sítio de piche — áreas onde uma forma espessa de petróleo bruto aflora à superfície da Terra — em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Colossal Biosciences teria, então, conseguido recuperar o material 500 vezes mais do que qualquer equipe de pesquisadores anterior a partir de um dente com 13 mil anos e de um crânio com 72 mil anos, e criado os três filhotes.

O DNA que, de fato, pertenceu aos lobos-terríveis da pré-história não foi inserido no genoma do lobo cinzento, ele foi usado como modelo a ser replicado.

Cientistas discordaram do retorno da extinção

Quando a Colossal Biosciences usou o termo “des-extinguir” para se referir ao processo e ao nascimento dos três filhotes de pelo branco, alguns cientistas discordam que estejamos presenciando o “renascimento” de uma espécie.

O paleoecologista da Universidade de Otago, Nic Rawlence, se manifestou sobre o anúncio em suas redes sociais: “Este não é um lobo terrível. É um lobo cinzento com características de lobo terrível, um ‘híbrido’.”

Em entrevista à BBC, ele explicou: “DNA antigo é como se você colocasse DNA fresco em um forno de 500 graus durante a noite. Ele sai fragmentado — como cacos e poeira. Você pode reconstruí-lo, mas não é bom o suficiente para fazer alguma coisa com ele.”

A paleoecologista Jacquelyn Gill, da Universidade de Maine, também defendeu que não é possível dizer que a espécie voltou da extinção, em entrevista à Scientific American.

“Este é um lobo cinzento geneticamente modificado”, disse ela. “Tenho mais de 14 genes neandertais em mim, e não me chamaríamos de neandertal.”

O que é a Colossal Biosciences

Uma startup de biotecnologia tem sede em Dallas, nos Estados Unidos, e busca “redefinir a extinção e estabelecer padrões para a ciência por trás dela”, segundo o site oficial. 

De acordo com a página da empresa, ela promove uma aplicação funcional de tecnologia avançada de edição genética destinada a reconstruir o DNA da megafauna perdida e de outras criaturas que tiveram um impacto mensuravelmente positivo nos ecossistemas.

Fundado pelo empresário Ben Lamm e pelo geneticista da Universidade de Harvard George Church em 2021, a Colossal conta com um aporte de US$ 435 milhões (cerca de R$ 2,6 bilhões).

O conselho da empresa conta com diversos estudiosos da área, além de celebridades como Chris Hemsworth, George R. R. Martin, Joe Manganiello, Steve Aoki e Tom Brady.

Além dos lobos, a intenção da startup norte-americana é reverter a extinção dos mamutes-lanosos, dos tilacinos (conhecidos como tigres-da-Tasmânia) e dos dodôs. Para realizar esse feito, os cientistas usam DNA antigo, clonagem e tecnologia de edição genética para alterar os genes de animais que ainda habitam, nosso planeta.

Espécie de lobo extinta há 12 mil anos é “recriada”; entenda

*Com informações de Flávio Ismerim, Marina Toledo e Fernanda Pinotti, da CNN, e Katie Hunt, da CNN Internacional

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lobo-terrível: cientista admite ser impossível recriar espécie extinta no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Operação investiga grupo que se passava por policiais para aplicar extorsões

“X-9 vai morrer”: veja ameaças de traficantes a moradores no DF

Benfica “ajuda” Manchester City na Champions e Guardiola agradece Mourinho 

Moraes nega pedido para Valdemar e Magno Malta visitarem Bolsonaro 

Servidora pública fica em estado vegetativo após cirurgia de vesícula em Recife

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Goleiro marca, Benfica vence e manda Real Madrid aos playoffs da Champions 

28 de janeiro de 2026
VEJA PRINT! Influenciadora famosa é apontada como amante de deputado casado; caso extraconjugal foi exposto por ex-governador
Pai de Millena Brandão fala sobre morte aos 11 anos: “Tiraram a vida dela” 
Morte de Preta Gil: Gilberto Gil vive pela 2ª vez o luto de perder um filho 
Análise: Disputa de poder leva senadores a tentar barrar tarifas nos EUA 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?