Antes mesmo da atualização anunciada pela Fiat para os Pulse e Fastback Hybrid, conseguimos fazer o impulso elétrico do nosso Pulse Impetus Hybrid funcionar por dias a fio a ponto de coincidir com nossa agenda de testes, dando segurança para que realizássemos o primeiro teste de desempenho e consumo em pista.
Por isso, o teste só foi feito com 2.749 km rodados, sendo que o período de amaciamento havia acabado aos 1.600 km.
Usaremos como referência os resultados do Pulse Impetus antigo, sem o sistema híbrido leve 12 V, e o Pulse Hybrid que testamos no lançamento do modelo, ambos unidades pertencentes à Fiat. O nosso carro se mostrou mais lento e, na estrada, o mais ruidoso dos três. Também teve consumo maior que o híbrido da fábrica.
Os dois carros da Fiat precisaram de 9,9 s para chegar aos 100 km/h, enquanto o nosso Pulse eletrificado precisou de 10,5 s para cumprir a mesma prova. Resultados nos ensaios de 0 a 1.000 m e de retomadas também foram piores no carro novo. É uma piora relativa, pois ainda é um veículo bem ágil sendo 1.0 turbo de 130 cv. É um motor que não fica apático em velocidades mais altas.

A melhora no consumo urbano é inegável, cerca de 21% ao passar dos 10,4 km/l para 12,6 km/l – nosso híbrido repetiu o consumo do carro da fábrica. É efeito do BSG (Belt Starter Generator), que só pode atuar como motor na faixa até 80 km/h, onde enquadram-se no máximo as vias expressas das grandes cidades brasileiras.
O mesmo não aconteceu com o consumo rodoviário: nosso carro fez 14,9 km/l, uma melhora de 5% na comparação com o Pulse convencional, enquanto o Pulse Hybrid da fábrica teve uma melhora de 11,3% na comparação com o Pulse convencional – que também teve as melhores frenagens. Nem sempre, então, o sistema híbrido leve 12 V consegue melhorar o consumo em 10%, como era esperado.

O que chama a atenção é o tanto que nosso carro foi mais ruidoso a 120 km/h, com 74 dB contra 68,5 dB. Mas isso não nos surpreendeu: há um forte barulho de vento na traseira do SUV acima dos 110 km/h. É um barulho que sugere que algum vidro está aberto e parece vir da tampa do porta-malas, mas ainda não identificamos exatamente a origem desse barulho, que é compatível com essa diferença de 5,5 dB na aferição. O bagagito é outra fonte de barulho na região, mas ao passar por pisos irregulares.
HÍBRIDO QUANDO QUER
A inconstância do impulso elétrico do sistema de 12 V permanece e com novas situações a serem compartilhadas. Se até então o sistema híbrido só havia parado de funcionar após o carro ter ficado pelo menos algumas horas parado, notamos que o impulso e a regeneração da bateria de lítio pararam de funcionar andando na cidade à noite, com trânsito livre. Teve um pequeno deslocamento de 7 km nos dias seguintes e só voltou a funcionar cerca de 140 km depois, indo e voltando de Jundiaí (SP).
Vale lembrar que o sistema híbrido deixa de funcionar quando a bateria convencional do carro, de chumbo e localizada sob o capô, fica com carga abaixo dos 80%. Monitoramos a tensão da bateria por nossa conta, com um multímetro, e observamos uma tensão de 12,8 V após parar o carro com o impulso elétrico funcionando e 12,5 V em uma ocasião em que o sistema não estava em funcionamento.
Testes do FIAT PULSE:
Aceleração | 1º Teste: 2.749 km | Hybrid da fábrica | Pulse T200 |
0 a 100 km/h | 10,5 s | 9,9 s | 9,9 s |
0 a 1.000 m | 32,3 s – 158,2 km/h | 31,7 s – 162 km/h | 31,7 s – 162,1 km/h |
Retomadas | |||
D 40 a 80 km/h | 4,5 s | 4,4 s | 4,3 s |
D 60 a 100 km/h | 5,8 s | 5,7 s | 5,5 s |
D 80 a 120 km/h | 7,8 s | 7,4 s | 8 s |
Frenagens | |||
60/80/120 km/h a 0 | 14,2/25,4/57,7 m | 14,4/25,7/59,3 m | 13,5/24,2/53,6 m |
Consumo | |||
Urbano | 12,6 km/l | 12,6 km/l | 10,4 km/l |
Rodoviário | 14,9 km/l | 15,8 km/l | 14,2 km/l |
Ruído interno | |||
Neutro/RPM máx. | 45,1/61,2 dBA | 44,7/63,5 dBA | 48,4/65,2 dBA |
80/120 km/h | 62,1/74 dBA | 63,2/68,5 dBA | 67/71,4 dBA |
Fiat Pulse – 3.384 km
Versão: | Impetus T200 Hybrid |
Motor: | 3 cil., diant., transv., 999 cm3, 12 V, aspirado, 130/125 cv a 5.750 rpm, 20,4 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio: | automático, CVT, 7 marchas, tração dianteira |
Seguro: | R$ 1.425 (Perfil Quatro Rodas) |
Revisões: |
Até 100.000 km: R$ 8.622 |
Gastos no mês: | Combustível: R$ 1.207,85 |
Consumo: | No mês: 10,4 km/l com 39.6% de rodagem na cidade Desde dez/24: 12,2 km/l com 50,7% de rodagem na cidade |
Combustível: | flex (gasolina) |