By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lula aposta na ‘diplomacia do churrasco’ para selar paz com Alcolumbre e Motta
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lula aposta na ‘diplomacia do churrasco’ para selar paz com Alcolumbre e Motta
outros

Lula aposta na ‘diplomacia do churrasco’ para selar paz com Alcolumbre e Motta

Última atualização: 29 de janeiro de 2026 11:00
Published 29 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Após um 2025 de altos e baixos, de tapas e beijos, no morde-assopra da relação com a cúpula do Congresso, o presidente Lula (PT) decidiu recorrer a uma paixão nacional para começar o ano em paz com Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB). O petista planeja chamar os chefes do Senado e da Câmara para um churrasquinho no Alvorada no fim da semana que vem.

Contents
Faltou churrasco no Lula 3CPMI do Master não interessa a ninguémMessias no STF, Pacheco em MGA grelha do Alvorada

Os líderes de sua frágil base parlamentar, além de ministros e alguns secretários mais próximos, também serão convidados para o evento, com o objetivo de distensionar o clima em um ano que já começa nervoso, marcado pelo noticiário em torno do Banco Master, pelo bloqueio de R$ 11 bilhões em emendas parlamentares e pelas arestas ainda por aparar de olho nas eleições gerais de outubro.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Faltou churrasco no Lula 3

A tática é antiga e remonta aos dois primeiros mandatos do petista, entre 2003 e 2010. Naquela época, com o país menos polarizado e uma popularidade bem mais alta do que a atual, os churrascos, almoços e confraternizações regados a uísque e cachaça no Alvorada eram um dos instrumentos preferidos de Lula para azeitar a relação e fazer articulação política informal com os parlamentares.

A ausência desse tipo de evento no Lula 3, aliás, é vista como um dos fatores da relação bipolar que o Congresso tem mantido com o presidente — além, é claro, da relativa perda de poder do Executivo em razão da impositividade das emendas. Agora, com a eleição dobrando a esquina e muito palanque mal resolvido, Lula decidiu recorrer novamente à velha tática.

O regabofe não tem uma pauta definida. O Planalto considera ter deixado 2025 com a “casa arrumada” na economia, após conseguir aprovar no Congresso praticamente toda a sua agenda econômica para este mandato. Ainda assim, há assuntos pendentes. A MP do Gás para Todos, uma nova regulamentação para os trabalhadores de aplicativos, o fim da jornada 6×1, a PEC da Segurança Pública, o PL Antifacção, a MP do Redata e o PL da Inteligência Artificial seguem na fila de votações.

CPMI do Master não interessa a ninguém

O escândalo do Banco Master certamente será comentado nas rodinhas de conversa, ainda que aos cochichos e de forma mais reservada. Lula ainda acredita que a crise não atinge o coração de seu governo, apesar do noticiário recente envolvendo a ligação do ex-ministro da Justiça Ricardo Lewandowski com o banco e da reunião privada, fora da agenda, do presidente com Daniel Vorcaro no Palácio do Planalto, em 2024. A avaliação do petista é que a oposição está, neste momento, mais enrolada.

Mesmo assim, não interessa nem um pouco ao Planalto a instalação de uma CPMI para apurar um caso desse porte em pleno ano eleitoral. A Motta e seus padrinhos do centrão, muito menos. A aposta é que Alcolumbre tampouco tenha apetite para viabilizar esse tipo de colegiado, diante dos investimentos de R$ 400 milhões da Amapá Previdência em letras financeiras do Master.

Com isso, uma sessão do Congresso para analisar vetos presidenciais — que o obrigaria a fazer a leitura do requerimento da CPMI — tende a ser postergada pelo presidente do Senado o quanto for possível.

Messias no STF, Pacheco em MG

O churrasco também servirá para começar a desfazer o mal-estar entre Lula e Alcolumbre em torno da indicação de Jorge Messias para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Interlocutores no Planalto afirmam que o presidente do Senado já não está tão furioso quanto no fim do ano passado com o fato de seu aliado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ter sido preterido. Nesta quarta-feira (28/1), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que a mensagem com a indicação de Messias será encaminhada ao Congresso até o fim de fevereiro.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Alcolumbre, além disso, é peça-chave nas articulações de Lula para tentar convencer Pacheco a disputar o Governo de Minas Gerais e, assim, garantir ao presidente um palanque robusto no segundo maior colégio eleitoral do país. Nada melhor, portanto, do que uma boa fraldinha para amaciar o coração do senador — que, por sua vez, conta com o apoio de Lula para viabilizar a permanência de seu grupo político no poder no Amapá.

A grelha do Alvorada

A aposta de Lula na “diplomacia do churrasco” sinaliza mais do que um gesto de reaproximação com a cúpula do Congresso. É também o reconhecimento de que, em um ambiente de poder mais fragmentado e com um Legislativo fortalecido, o presidente precisa voltar a ocupar o espaço da política miúda, do contato direto e da negociação fora dos holofotes.

O problema é que, diferentemente do que ocorria nos seus dois primeiros mandatos, a grelha do Alvorada hoje já não resolve sozinha impasses estruturais nem garante lealdade duradoura. Pode aliviar tensões, mas não substitui uma base sólida nem elimina o custo político de um ano eleitoral que promete ser especialmente áspero.

You Might Also Like

Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta abrem o jogo sobre estreia da filha na folia baiana

DE SAÍDA! Cauly está fora dos planos do Bahia e não joga mais pelo Tricolor; saiba detalhes

Loteria, tigrinho e bets: pesquisa mostra perfil dos apostadores do DF

Oferta Relâmpago: smartphone POCO X7 com super desconto de 64%

Homem que matou amigo de infância no DF é preso após fuga para o RJ. Veja vídeo

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Líderes internacionais reagem a prisão de María Corina Machado 

9 de janeiro de 2025
Troca de tiros entre PMs e suspeitos termina com dois mortos em Castelo Branco
Plano de golpe: Mauro Cid não vai recorrer da condenação no STF, diz defesa 
UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre ameaça de tarifa de 50% de Trump 
Meia do Bahia é confirmado como novo reforço de gigante paulista; saiba detalhes
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?