By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lula aumenta pressão sobre COP30 ao destacar que COP29 no Azerbaijão teve resultado decepcionante
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lula aumenta pressão sobre COP30 ao destacar que COP29 no Azerbaijão teve resultado decepcionante
outros

Lula aumenta pressão sobre COP30 ao destacar que COP29 no Azerbaijão teve resultado decepcionante

Última atualização: 18 de junho de 2025 16:05
Published 18 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em pronunciamento na sessão ampliada do G7, no Canadá, o presidente Lula aumentou a pressão sobre a COP30. Ele disse que a edição anterior, a COP29, no Azerbaijão, teve resultados decepcionantes. Afirmou que o mundo enfrenta um “cenário desolador de escassez de financiamento”, lembrando que “às promessas não cumpridas somam-se cortes e retrocessos deliberados”.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Lula destacou que o Protocolo de Quioto foi um “símbolo de fracasso coletivo” e que os US$ 100 bilhões anuais previstos na COP15 de Copenhague jamais foram atingidos.

“Em 2024, países ricos reduziram em 7,1% sua Ajuda Oficial ao Desenvolvimento. No ano passado, saímos da COP de Baku com resultados decepcionantes”, ressaltou.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Ele reiterou que, por meio do mapa do caminho Baku-Belém, a presidência brasileira da COP30 e o Azerbaijão estão trabalhando para reverter esse quadro. As bases para esse documento, que deve ser divulgado em Belém em novembro, estão sendo tratadas na SB 62, em Bonn, na Alemanha, a última grande conferência do clima da ONU antes da COP30.

Em Bonn, as conversas começaram devagar, com a agenda trancada logo na abertura. Mas, aparentemente, as discussões justamente sobre a agenda finalmente foram destravadas nos minutos finais desta terça-feira, segundo dia de negociações. A ideia da presidência da COP30 é avançar o máximo possível com a pauta para não perder tempo e garantir um resultado consistente em Belém.

Nesta semana, o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, anuncia a sua quarta carta, com os tópicos da chamada agenda de ação para que as mais de 190 nações tenham as diretrizes para conter aumento da temperatura global. Ele destacou importância de NDCs audaciosas e o papel do Fundo Florestas Tropicais para Sempre, a ser lançado em Belém, que vai remunerar os serviços ecossistêmicos como ferramenta inovadora que permitirá a proteção dos biomas por meio de incentivos positivos, sem recorrer a medidas punitivas.

Lula disse no Canadá esperar que os esforços do governo espanhol obtenham desfecho mais animador na Conferência de Sevilha sobre Financiamento para o Desenvolvimento no final deste mês. Lula aproveitou para defender a taxação dos super-ricos. Segundo ele, a cooperação tributária internacional é outra frente crucial para reduzir desigualdades.

“Taxar 2% sobre o patrimônio de indivíduos super-ricos poderia gerar US$ 250 bilhões ao ano para enfrentar os desafios sociais e ambientais do nosso tempo”, disse. Ele ainda acusou os países ricos de não terem vontade política para lidar com a crise climática.

“As despesas militares aumentaram 9,4% no ano passado. Isso mostra que é vontade política — e não dinheiro — o que está em falta”, atacou diante do grupo das maiores economias industrializadas do mundo, à exceção dos EUA, que deixaram a reunião na véspera por conta do conflito no Oriente Médio.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Sobre isso, Lula defendeu diálogo e falou em vácuo de liderança, o que, segundo ele, agrava a tarefa de debelar as ameaças. “Os recentes ataques de Israel ao Irã ameaçam fazer do Oriente Médio um único campo de batalha com consequências globais inestimáveis”, afirmou no G7 em discurso que não foi transmitido, mas distribuído aos jornalistas. O brandirei ainda citou os conflitos na Ucrânia e em Gaza, no de afirmou que nada justiça a matança indiscriminada de milhares de crianças e mulheres”, disse, insistindo no reconhecimento do Estado Palestino.

You Might Also Like

FLAGRANTE: Jogador de futebol é preso após agredir companheira com socos

São Paulo x Botafogo: veja escalações do jogo pelo Brasileirão 

“Boca Pong” e corrida de salto: os recordes inusitados do Guinness Book 

Participante celebra cultura nordestina em look especial na 22ª Parada LGBT+ de Salvador

Foi pênalti? Santos reclama de possível falta em Neymar contra Atlético-MG 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Vazou! Veja quem são os primeiros eliminados da “Dança dos Famosos”

29 de agosto de 2025
Grazi Massafera dá adeus aos fios loiros e muda visual; veja transformação 
Duda Guerra celebra seguidores após término: “Rumo a um milhão” 
Chevrolet Camaro surgiu como uma resposta ao Ford Mustang e tinha até 375 cv
‘Até sirvo café para Lula’, revela Damares sobre apoio a proposta de restrições a redes sociais
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?