By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lula condena ataque à Venezuela e mantém porta aberta para mediação
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lula condena ataque à Venezuela e mantém porta aberta para mediação
outros

Lula condena ataque à Venezuela e mantém porta aberta para mediação

Última atualização: 3 de janeiro de 2026 11:56
Published 3 de janeiro de 2026
Compartilhe
Compartilhe

Horas após o ataque americano à Venezuela e captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a ação dos EUA é “inaceitável”. A condenação já era esperada, mas está claro na mensagem que o Brasil não quer perder a possibilidade de mediar o diálogo. E Lula, que não menciona até aqui o nome de Maduro no texto, deixa isso claro.

Trata-se de uma faca no pescoço em ano eleitoral. O governo está tendo o cuidado ao posicionar-se para não perder justamente essa possibilidade de mediação nem fechar canais –já não tem tantos desde o período de Bolsonaro.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O chanceler venezuelano, Yvan Gil Pinto, já conversou por telefone com o brasileiro Mauro Vieira, que antecipou a volta das férias e está a caminho de Brasília. O venezuelano publicou nas redes sociais que Vieira teria expressado “sua forte condenação a este ato sem precedentes de agressão militar criminosa”. Sua declaração aconteceu antes da postagem de Lula.

Está claro que o governo brasileiro também terá de medir as palavras para afastar-se de Maduro, de olho na eleição e nas relações com os EUA. Vemos que tem sido lacônico até onde é possível. Não quer justificar ou apoiar ainda que indiretamente a intervenção de Donald Trump no país vizinho, porque sabe que o precedente é perigoso na região, mas insiste que América Latina tem que ser território de paz. Não é de hoje,  vinha falando que ação militar poderia trazer o caos.

Neste momento, a cúpula do governo está reunida para tratar dos próximos passos para lidar com a nova crise na América Latina no terceiro dia do ano eleitoral. A ação de Washington estava no horizonte do governo, que manteve parte da equipe de prontidão. A nota de Lula na rede social  X condena a ação militar de maneira forte, o que era esperado. Mas, ao lembrar que o Brasil condena de forma consistente o uso da força “em situações recentes em outros países e regiões”, a manifestação calça o governo para não enfiar o dedo no olho dos EUA diretamente.

A Colômbia, que tem a maior o fronteira com a Venezuela, está apavorada e mandou destacamento de 15 mil homens para a região. O Brasil tem insistido que o maior temor pode ser em relação a migrantes, embora a fronteira com o território brasileiro seja menos porosa.

Inscreva-se no canal de notícias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões do país!

Ainda não está claro quem será o (novo?) governo na Venezuela. Se fica quem está, sem Maduro, ou se entra outro grupo. Tudo está ainda muito incerto. Os grupos de oposição não têm força para manter a normalidade do país.

Interessante notar o silêncio de Pequim. No Brasil, o governo acha que os chineses vão ser discretos. A prioridade dos chineses é Taiwan e o gesto mostra que não vão querer interferência se atuarem por lá. A Rússia se manifestou também discretamente, diante dos interesses que tem lá. É uma questão de rearranjo das esferas de influência. Uma promessa, aliás, do governo Trump. Em sua nova estratégia inspirada na Doutrina Monroe o governo americano destacou que “os Estados Unidos devem ser proeminentes no hemisfério ocidental, o que é uma condição para nossa segurança e prosperidade, que permite nos afirmarmos com confiança onde e quando necessitarmos na região”.

Veja a íntegra da nota de Lula

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional. 

Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo. 

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. 

A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz.  

A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”. É uma nota que condena a ação militar de maneira forte, mas ao lembrar que o Brasil condena de forma consistente o uso da força, calça o governo para não enfiar o dedo no olho dos EUA diretamente.”

You Might Also Like

Sampaio Corrêa-RJ x Botafogo: horário e onde assistir ao jogo do Carioca 

Vasco x Nova Iguaçu: horário e onde assistir ao jogo do Carioca 

Guarani x Santos: horário e onde assistir ao jogo do Paulistão 

Corinthians x São Paulo: horário e onde assistir ao jogo do Paulistão 

BBB26: Chaiany, Gabriela, Leandro e Matheus se classificam e entram na casa 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Vídeo mostra reação de empresário acusado de matar gari no momento em que prisão preventiva é decretada; assista

14 de agosto de 2025
Superintendente da Defesa Civil da Bahia participa de ativação do sistema de alerta em Brasília: ‘ Ambiente mais seguro’
Campeonato Baiano: Bahia e Vitória fazem “Ba-Vi 500” na Fonte Nova 
Fernanda Lima afirma que já traiu ex-namorados por causa de trauma 
Fluminense x Lanús: horário e onde assistir ao jogo da Sul-Americana 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?