By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Lula conversará pessoalmente com empresários sobre enfrentamento à tarifa de Trump
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Lula conversará pessoalmente com empresários sobre enfrentamento à tarifa de Trump
outros

Lula conversará pessoalmente com empresários sobre enfrentamento à tarifa de Trump

Última atualização: 14 de julho de 2025 12:06
Published 14 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu criar um comitê com empresários para discutir a estratégia a ser adotada diante da crise gerada com a ameaça de tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump aos produtos brasileiros. O comitê terá a função consultiva e, por meio dele, o presidente conversará pessoalmente com os setores mais afetados.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTALei da ReciprocidadeConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

A definição ocorreu na noite de domingo (13/7), em reunião com integrantes do governo e com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Lula tem defendido que o tema seja tratado de forma técnica, sem politização, e com firmeza. Também tem enfatizado o discurso a favor da soberania do país.

Entre os argumentos usados pelo governo para reverter a taxação estão o fato de haver integração dos produtos brasileiros na cadeia produtiva dos EUA, como é o caso do aço plano que é usado para fazer motor de automóveis, e o fato de os EUA terem superávit comercial com o Brasil.

“A gente pode cobrar coerência dos Estados Unidos em relação à aplicação de taxas sobre os produtos de outros países. Podemos, com a Organização Mundial do Comércio (OMC), encontrar países que foram taxados pelos Estados Unidos e, juntos, entrar com recursos”, afirmou o presidente Lula, em entrevista ao Jornal Nacional.

Lei da Reciprocidade

Embora mantenha cautela sobre o assunto, o presidente sinalizou, na sexta-feira (11/7), que entre as medidas que podem ser adotadas estão retaliações comerciais por meio da Lei da Reciprocidade. Uma alternativa, se o Brasil optar pela retaliação, seria lançar mão de medidas “não tarifárias” para setores de serviços e propriedade intelectual.

Segundo o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o decreto de regulamentação da lei será editado até terça-feira (15/7). “Agora, o governo vai trabalhar no sentido de reverter essa taxação, porque entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica, além de recorrer à Organização Mundial do Comércio”, disse Alckmin no domingo, em São Paulo.

A Lei da Reciprocidade foi aprovada pelo Congresso em abril, após a primeira rodada de tarifaço do governo Trump. Na ocasião, houve o anúncio de que as importações do Brasil passariam a ser taxadas em 10%, alíquota elevada agora para 50%, a ser cobrada a partir de agosto. Em seguida, Trump impôs uma tarifa de 25% sobre o aço e alumínio, que posteriormente também foi elevada para 50%.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A legislação permite que o Brasil adote medidas em resposta a ações unilaterais de outros países ou blocos econômicos que prejudiquem a competitividade internacional brasileira ou interfiram em decisões soberanas. Prevê a imposição de tributos, taxas ou restrições sobre importações e permite, por exemplo, que o governo suspenda concessões comerciais e de investimentos quando há decisões de países ou blocos econômicos que impactam negativamente a competitividade da produção nacional.

A ameaça de Trump de taxar em 50% o Brasil tem a previsão de entrar em vigor em 1º de agosto. Ao fazer o anúncio, o presidente dos EUA citou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Voltou a dizer que há uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente, que precisa se encerrar “imediatamente”.

Ele também alegou que a relação comercial entre os países é injusta. “Por favor, entenda que esse número de 50% é muito menos do que o necessário para termos o Campo de Jogo Nivelado que devemos ter com seu país. E isso é necessário para retificar as graves injustiças do regime atual”, disse.

Além do Brasil, outros 21 países receberam cartas com ameaças de tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mas a carta enviada por Trump ao Brasil foi a mais dura e previu a maior tarifa de todas.

You Might Also Like

Segundo grupo do piloto da CBS terá mais 185 empresas e foco na área de tecnologia

Irmã de criação de Preta Gil faz homenagem emocionante e revela último pedido da cantora

Rejeição aos EUA cresce entre brasileiros após tarifas

Justiça ordena remoção de post que ofendia Michelle Bolsonaro

Gianni Infantino condena ataques racistas contra zagueira inglesa na Euro 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Filhote de Golden tenta tirar mochila e gera “momento fofura”; assista

18 de abril de 2025
Alcaraz domina Norrie e avança com autoridade à semi de Wimbledon 
Caso Vitória: reconstituição será realizada nesta quinta (24) 
Ex-padrasto de Neymar é agredido no Rancho do Maia; entenda 
Estudante é baleado por PM enquanto voltava para casa no Rio 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?