A declaração foi dada após Lula ser questionado por jornalistas sobre a aparente trégua nas críticas ao Banco Central depois da posse de Gabriel Galípolo Macroeconomia, Banco Central (BC), CNN Brasil Money, Gabriel Galípolo, Juro, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou acreditar que o Banco Central (BC) irá começar o ciclo de queda na taxa básica de juros em breve.
A declaração foi dada após Lula ser questionado por jornalistas sobre a aparente trégua nas críticas ao Banco Central depois da posse de Gabriel Galípolo, indicado por ele, como novo presidente da autoridade monetária, substituindo Roberto Campos Neto, que foi alvo frequente de críticas do presidente.
“Você acha que eu parei de criticar os juros só porque o Galípolo está lá? O que está acontecendo (alta nos juros) já era esperado. Já sabíamos que isso iria acontecer.
Acredito que, em breve, o Banco Central tomará a atitude correta e reduzirá os juros. Confio na idoneidade do Galípolo”, disse Lula.
A declaração foi dada em coletiva de imprensa convocada pelo Planalto.
Na última reunião, em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, levando a taxa básica de juros a 14,75% ao ano.
Na ata da reunião, o Copom destacou a pressão do mercado de trabalho como um dos fatores que contribuíram para o ciclo de alta.
Na avaliação do BC, a conjuntura atual indica uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta.
Brasil lidera vendas de veículos elétricos na América Latina