Presidente reconhece que preços elevados de alimentos e itens básicos causam desapontamento e reforça compromisso de melhorar a situação econômica Política, Inflação, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta terça-feira (12), que entende o desapontamento da população em função dos preços elevados de itens básicos de alimentação.
“O povo tinha razão de estar meio pu**, porque o custo de vida estava caro. O feijão estava caro, o arroz estava caro, café está caro ainda, carne estava muito cara […] O povo tem razão, e agora a gente tem de ter o compromisso de melhorar”, disse o petista.
A declaração aconteceu durante uma entrevista à rádio BandNews FM, ao ser questionado sobre a avaliação do governo nos últimos meses.
Em julho, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) teve alta de 0,26%, depois de subir 0,24% no mês anterior. O índice, que mede a inflação oficial do Brasil, foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça.
Em julho de 2024, a variação do IPCA havia sido de 0,38%.
Na janela de 12 meses, o IPCA acumulou 5,23%, abaixo dos 5,35% dos 12 meses imediatamente anteriores.
No mês passado, grupo Alimentação e bebidas apresentou variação negativa (-0,27%). Os grupos Vestuário (-0,54%) e Comunicação (-0,09%) também apresentaram variação negativa no período.
Dados do IBGE mostram que a queda no grupo Alimentação e bebidas foi impulsionada pela alimentação no domicílio, que caiu 0,69% na passagem de junho para julho, com destaque para as quedas da batata-inglesa (-20,27%), da cebola (-13,26%) e do arroz (-2,89%).