Ainda não se sabe quem os EUA enviarão para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que vai acontecer em Belém, no Pará, em novembro Internacional, COP30, Donald Trump, Estados Unidos, EUA, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Mauro Vieira CNN Brasil
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enviou uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o a participar da COP 30, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, nesta terça-feira (23), em entrevista à Christiane Amanpour, da CNN Internacional.
“Primeiro, gostaria de deixar claro que, embora ambos os presidentes nunca tenham se encontrado antes nem conversaram um com o outro, o presidente Lula parabenizou o presidente Trump numa postagem nas redes sociais quando foi eleito. E, recentemente, coisa de um mês atrás, ele [Lula] mandou uma carta para o Trump convidando-o para ir à COP30. Isso é muito importante. Os EUA são a maior economia, têm que estar presente também, esperamos que ele [Trump] esteja presente. Se não ele, ele designará oficiais de alto nível para representar os EUA e participar dessa COP”, declarou Vieira.
“Essa COP que será a COP da verdade, como diz o presidente Lula porque é o momento de tomar decisões muito importantes e de implementar tudo o que foi discutido até o momento. É o momento de tentar salvar o planeta e controlar a mudança climática”, acrescentou.
Ainda não se sabe quem representará os Estados Unidos na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.
Mauro Vieira acompanha o presidente Lula durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos, nesta semana. A COP 30 e a transição energética têm sido pontos importantes de discussões entre as delegações presentes.
Nesta terça, Trump afirmou que as mudanças climáticas são “a maior farsa” do mundo durante seu discurso. O presidente americano ainda fez críticas à energia renovável.
“A pegada de carbono é uma farsa inventada por pessoas mal-intencionadas, e elas estão trilhando um caminho de destruição total. Sabe, a pegada de carbono foi uma coisa muito, muito grande”, disse.
Questionado sobre essas falas de Trump, Vieira disse que “essa é a opinião dele [do Trump]” e que o Brasil tem “uma opinião totalmente diferente”.
“O Brasil é um campeão em energia limpa e transição energética. A matriz elétrica do Brasil é 92% renovável. E quanto à energia é algo em torno de 50%/52%. Nós acreditamos em renováveis e estamos lutando para a transição energética. Isso é uma contribuição, isso vai salvar o planeta. É o nosso posicionamento. Claro, ele tem um [posicionamento] diferente, mas cabe a ele.”
Lula e Trump devem conversar por telefone ou videoconferência, informou Vieira. Os dois presidentes se encontraram brevemente – por volta de 20 segundos – nesta terça numa sala reservada durante a troca de lugares para discursar na Assembleia Geral da ONU.
Após os cumprimentos não programados nos bastidores, Lula afirmou que Trump quer conversar, relatou o ministro. No entanto, a previsão é que Lula retorne ao Brasil nesta quarta (24). Por isso, essa conversa mais a fundo entre os dois chefes de Estado não será feita pessoalmente.

