Presidente afirmou ainda que o “governo inteiro está preocupado” com a questão dos alimentos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula fala em “atitude mais drástica” se ações para baratear comida falharem no site CNN Brasil. Política, -agencia-cnn-, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
Nesta sexta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou que pode vir a tomar uma “atitude mais drástica” se as medidas para baixar os preços dos alimentos não funcionarem.
“O preço do café está caro, o ovo, o preço do milho está caro e nós estamos tentando encontrar uma solução. A gente não quer brigar com ninguém, a gente quer solução pacífica, sem nada, mas se a gente não encontrar, a gente vai ter que tomar uma atitude mais drástica, porque o que interessa é levar comida barata para a mesa do brasileiro”, disse o presidente durante cerimônia de entregas do programa Terra da Gente, que ocorreu em Campo do Meio, Minas Gerais.
O governo federal anunciou, na tarde de ontem (6), uma série de medidas para tentar conter a alta no preço dos alimentos.
Entre as medidas, o governo anunciou que vai zerar a alíquota de importação de alimentos como a carne, que hoje tem tarifa de 10%; o café, com 9%; o açúcar, atualmente em 14%, entre outros.
Segundo o anúncio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), as medidas serão aprovadas pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) em “questão de dias”.
“São todas medidas para reduzir preço, para que o cidadão possa manter o poder de compra. Isso acaba estimulando o comércio e a economia. O governo está abrindo mão de imposto para favorecer a redução de preço”, ressaltou Alckmin.
“Governo inteiro está preocupado”
Durante o evento, Lula mencionou que o “governo inteiro está preocupado” com a alta nos preços dos alimentos, e que está buscando uma explicação, principalmente pelo aumento do valor do ovo.
“Nós estamos muito ansiosos, o governo inteiro está preocupado, tem muito empresário também que está preocupado”, pontuou o presidente.
“Estamos fazendo muito, ontem foi feita uma reunião no Palácio com muitos ministros, muito empresários, já tomamos algumas medidas, mas eu quero encontrar uma explicação para o preço do ovo. Galinha não está cobrando caro. Eu ainda não encontrei uma galinha para pedir aumento do ovo, a coitadinha sofre, ainda canta quando põe ovo, mas o ovo está saindo do controle. Uns dizem que é o calor, outros dizem que é exportação, e eu estou atrás, porque eu gosto de ovo, como dois ovos por dia”, afirmou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula fala em “atitude mais drástica” se ações para baratear comida falharem no site CNN Brasil.

