O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 49,8% de imagem positiva e 47,1% negativa, segundo pesquisa mensal da consultoria argentina CB. Com esse resultado, Lula volta a ocupar a segunda posição no ranking que avalia a popularidade dos presidentes em 10 dos 12 países da América do Sul. A pesquisa ouviu 1.578 brasileiros maiores de 18 anos pela internet entre 21 e 25 de julho de 2025, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA
Em junho, o presidente Lula registrava 46% de aprovação e 51% de desaprovação. Com a melhora nos números agora em julho, subiu da terceira para a segunda posição no ranking da consultoria. Além de Lula, completam o pódio, Yamandú Orsi, do Uruguai, e Javier Milei, da Argentina.
Os dados refletem a percepção dos brasileiros em um momento de leve recuperação da imagem do presidente, impulsionada por sinais de melhora nos indicadores macroeconômicos e por uma postura mais firme na disputa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, envolvendo tarifas e a defesa da soberania das instituições brasileiras.
Confira o ranking completo:


