Sob o mote de valorização da soberania nacional, Lula acompanha o desfile tradicional de 7 de Setembro realizado na Esplanada dos Ministérios Política, 7 de Setembro, Hugo Motta, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa do desfile cívico-militar de 7 de Setembro em Brasília (DF). O chefe do Planalto chegou à Esplanada dos Ministérios, na manhã deste domingo (7), como prevê o protocolo, no tradicional Rolls-Royce, carro oficial da Presidência.
Lula acompanha o desfile que marca o Dia da Independência do Brasil na capital ao lado de integrantes do comando das Forças Armadas, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministros de Estado (veja lista abaixo) e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Na celebração deste ano, o governo Lula destaca a valorização do patriotismo e de defesa à nação. Sob o mote de valorização da soberania nacional, o desfile, que terá cerca de duas horas de duração, será amparado por dois outros eixos temáticos: a COP30 e Novo PAC.
“Brasil Soberano” foi escolhido como mote pela gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio aos embates com o governo dos Estados Unidos perante o tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros e à pressão de anistia a suspeitos e envolvidos tanto nos atos de 8 de janeiro de 2024 quanto na suposta tentativa de golpe de Estado.
A frase também está em destaque na tribuna de honra, onde ficam as autoridades durante o desfile. O governo federal ainda distribuiu ao público bonés com o escrito “Brasil Soberano”.
Ministros presentes
- Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática)
- Rui Costa (Casa Civil)
- Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública)
- Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência)
- Márcio França (Empreendedorismo)
- Anielle Franco (Igualdade Racial)
- Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania)
- Mauro Vieira (Relações Exteriores)
- Jorge Messias (Advocacia-Geral da União)
- Renan Filho (Transportes)
- Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos)
- Jader Barbalho Filho (Cidades)
- Sonia Guajajara (Povos Indígenas)
- José Múcio Monteiro (Defesa)
- Alexandre Padilha (Saúde)
- Margareth Menezes (Cultura)
- Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais)
- Sidônio Palmeira (Comunicação)
- Camilo Santana (Educação)
- Simone Tebet (Planejamento e Orçamento)
- Luciana Santos (Ciência Tecnologia e Inovação)