Fala do presidente vem em meio ao aumento da pressão dos EUA sobre os cartéis na América Latina, especialmente na Venezuela Internacional CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (22) que os países ricos usam o combate ao crime organizado como justificativa para violar a soberania dos países latino-americanos. A declaração foi feita durante a viagem de Lula a Bogotá, na Colômbia, para participar da Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos.
“Os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”, disse o presidente.
A declaração de Lula vem em meio ao aumento da tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela. O governo americano tem intensificado a pressão para o combate de cartéis de drogas na América Latina, e chegou a acusar o ditado venezuelano, Nicolás Maduro, de liderar uma dessas organizações criminosas.
Na última semana, os Estados Unidos mobilizaram 4 mil fuzileiros navais e integrantes da marinha em direção às águas do Caribe. Navios de guerra americanos também foram enviados para a costa da Venezuela.

