Vice-presidente participou da entrega de 10 caminhões para cooperativas de reciclagem nesta quinta (4) Macroeconomia, CNN Brasil Money, cooperativas, Geraldo Alckmin, Governo, Luiz Inácio Lula da Silva, Plásticos, Reciclagem, Resíduos CNN Brasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta quinta-feira (4) que o governo federal prepara um decreto para estimular a reciclagem de plástico. Ele participou pela manhã da entrega de 10 caminhões para cooperativas de reciclagem, em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).
“O presidente Lula vai assinar um decreto do plástico, que é a maior renda das cooperativas. O volume do plástico é maior. Vai obrigar a economia circular. As indústrias que põem o plástico na rua e no mercado vão ter que mostrar que elas conseguem pegar esse plástico de volta e fazer a economia circular. Esse decreto vai super importante porque vai valorizar o plástico coletado”, declarou Alckmin.
Em abril, o governo publicou um decreto para regulamentar as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, está autorizada a importação dos materiais apenas para fins industriais específicos, como a transformação de materiais e minerais estratégicos.
“A indústria que utiliza resíduos como insumos industriais dará preferência aos resíduos existentes no mercado interno que beneficiem cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, de modo a aprimorar os sistemas de logística reversa e a implementação da economia circular”, diz o texto.
Fundos sustentáveis crescem 48% em ano de COP30, diz pesquisa

