Chefe da pasta que tomará posse é aliado do presidente da Câmara, que deu aval ao Planalto para a nomeação Política, Gustavo Feliciano, Hugo Motta, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Ministério do Turismo CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, nesta quinta-feira (18), um vídeo ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para saudar o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
No vídeo, Hugo Motta afirmou se sentir contemplado com a indicação do conterrâneo. “Eu me sinto contemplado com essa indicação do Gustavo porque conheço sua índole e sei que vai ajudar o governo. Ele vai fazer um bom trabalho no ministério”, disse.
Antes da definição do novo titular da pasta, Lula tratou do assunto diretamente com Hugo, em conversa por telefone. Gustavo mantém relação próxima com o presidente da Câmara, e sua família é aliada política na Paraíba.
O novo ministro é filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB), vice-líder do governo Lula na Câmara, e de Lígia Feliciano, ex-vice-governadora da Paraíba na gestão de Ricardo Coutinho (PSB).
Hugo Motta também parabenizou Gustavo Feliciano nas redes sociais e afirmou que o “cargo está com o ministro de Estado certo”.
“Quem vem da Paraíba sabe receber, sabe cuidar e sabe mostrar o melhor do Brasil ao mundo. Se a Paraíba já é um dos melhores destinos turísticos do país, agora o turismo brasileiro ganha um guia competente”, escreveu.
Parabéns ao meu amigo e conterrâneo Gustavo Feliciano pelo convite para ser ministro do Turismo. O cargo está com o ministro do estado certo. Quem vem da Paraíba sabe receber, sabe cuidar e sabe mostrar o melhor do Brasil ao mundo. Se a Paraíba já é um dos melhores destinos…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) December 19, 2025
A escolha ocorre em um momento estratégico para o governo federal, marcado por desgaste na relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados, especialmente após a aprovação de projetos sensíveis ao Executivo, como o PL (Projeto de Lei) da Dosimetria.
Além disso, a Paraíba é um estado em que Lula tradicionalmente registra votações expressivas, o que reforça o interesse do governo em manter aliados estratégicos na região.
Segundo apuração da CNN Brasil, há ainda articulações envolvendo Damião Feliciano, que deve disputar uma vaga ao Senado com apoio do presidente da República.
No vídeo, que contou também com a presença da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de Damião Feliciano e do deputado federal Juscelino Filho, ex-ministro das Comunicações, Lula afirmou esperar que o novo chefe do Turismo construa uma “biografia nacional de bons serviços prestados ao país”.
Hoje anunciamos Gustavo Feliciano como novo ministro do Turismo. Confiança, autonomia e muito trabalho. O que espero é dedicação e compromisso para servir bem o Brasil.
Boa sorte e que Deus abençoe seu trabalho.
Audiovisual/PR pic.twitter.com/yZ5ZzsMZ5E
— Lula (@LulaOficial) December 19, 2025
Em resposta, Gustavo Feliciano disse que não faltarão “empenho, esforço, dedicação, trabalho e suor” à frente do Ministério do Turismo.

