Durante discurso em congresso da UNE, presidente brasileiro fez referência à invasão ao Congresso dos EUA por apoiadores do republicano Política, internacional, Luiz Inácio Lula da Silva, politica CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quinta-feira (17), que, se a invasão de apoiadores de Donald Trump ao Capitólio (Congresso dos Estados Unidos), em 2021, tivesse ocorrido no Brasil, o presidente americano “poderia ser preso”.
“Se o Trump morasse no Brasil e ele tentasse fazer aqui o que ele fez no Capitólio, certamente ele também seria julgado e poderia ser preso”, disse o petista durante discurso no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia.
“É a primeira vez na história que nós (Brasil) temos três generais presos, e não estão presos à toa: estão presos porque queriam dar um golpe”, acrescentou Lula, se referindo ao processo penal sobre um suposto plano golpista contra o resultado da eleição de 2022, que coloca o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no banco dos réus.
No momento, dois generais que estariam envolvidos na tentativa de golpe de Estado estão presos:
- Walter Sousa Braga Netto, preso preventivamente em dezembro de 2024, acusado de integrar o núcleo central da trama golpista;
- e Mário Fernandes, preso preventivamente em novembro de 2024, apontado como integrante do grupo de radicais que defendiam o golpe.
Relembre
Em 6 de janeiro de 2021, Trump, em seus últimos dias em seu primeiro mandato como presidente dos EUA, discursou a apoiadores em Washington repreendendo o então vice-presidente Mike Pence por não concordar com rejeitar votos recebidos pelo então presidente eleito Joe Biden.
Inflamados, apoiadores de Trump avançaram sobre o Capitólio, onde ocorria o reconhecimento dos votos do democrata. Barreiras policiais foram rompidas e a sede do Congresso dos EUA, invadida.
Após quatro anos de governo Biden, Trump voltou ao poder este ano.
* Sob supervisão de Henrique Sales Barros

