Visita de Estado acontece 16 anos depois que a falecida Rainha Elizabeth recebeu o então presidente francês Nicolas Sarkozy. Internacional, Europa, Família Real, França, Macron, Rei Charles, Reino Unido CNN Brasil
O presidente da França, Emmanuel Macron, participou de um jantar com a Família Real Britânica no Castelo de Windsor nesta terça-feira (8), encerrando o primeiro dia de sua visita de Estado ao Reino Unido.
O rei Charles enfatizou “a multiplicidade de ameaças complexas” que ambos os países enfrentam em seu discurso no jantar. Macron aproveitou a oportunidade para agradecer ao rei por sua recepção em Windsor.
A visita de Estado acontece 16 anos depois que a falecida Rainha Elizabeth recebeu o então presidente francês Nicolas Sarkozy.
Mais cedo, o presidente francês foi recebido pela Família Real, incluindo o herdeiro do trono, o Príncipe William, e sua esposa, a Princesa “Kate”, antes de participarem de uma procissão para Windsor em carruagens.
Desde a eleição do primeiro-ministro Keir Starmer no ano passado, o Reino Unido vem tentando reatar laços com aliados europeus, e Charles quer contribuir para definir o tom da visita antes do início das negociações políticas.
“Nossas duas nações compartilham não apenas valores, mas também a determinação incansável de aplicá-los no mundo”, deve dizer o monarca de 76 anos, ainda em tratamento contra o câncer, durante o discurso.
Macron então foi ao Parlamento, onde disse que os dois países precisavam se unir para fortalecer a Europa, inclusive em defesa, imigração, clima e comércio.