66,4% dos respondentes dizem ter economia como principal preocupação; receio cresceu 7,4 pontos percentuais em um ano
Este conteúdo foi originalmente publicado em Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025, diz pesquisa no site CNN Brasil. Negócios, CNN Brasil Money, Empreendedores CNN Brasil
O momento da economia brasileira é a principal preocupação dentre os pequenos e médios empreendedores do país para 2025, aponta levantamento realizado pelo Estímulo.
A pesquisa indica que 66,4% dos profissionais têm seu principal temor no cenário econômico. E este é um receio que cresceu de um ano para cá: em 2024, a economia preocupava 59% dos empreendedores.
Para este ano, em seguida, aparecem no pódio temores com a instabilidade política brasileira (14,9%) e a concorrência de seus respectivos mercados (9%). Enquanto isso, o cenário exterior preocupa 6,3% dos respondentes e a evolução da tecnologia 3,4%.
Ações para 2025
Mesmo com os receios nos horizontes, a pesquisa revela também quais estratégias os pequenos empreendedores planejam para fortalecer seus negócios neste ano.
“Mesmo com as dificuldades, vemos que mais de 68% dos empreendedores concordam plenamente que ter o próprio negócio é a melhor opção de futuro. Cerca de 25% concordam parcialmente e apenas 5% discordam desta visão”, diz Vinicius Poit, CEO do Estímulo.
“Ou seja, apesar das preocupações, vemos que o otimismo é realmente o que move o empreendedor brasileiro”, conclui.
Olhando para as intenções de tomada de ações práticas, 41,9% dos entrevistados pretendem expandir seus negócios em 2025, com novas frentes de atuação.
Outros 19,4% têm planos de estruturar melhor os departamentos de suas empresas e 15,8% vão investir para melhorar a performance de seus times comerciais de vendas.
Mais de 60% das mulheres empreendem sobrecarregadas, diz pesquisa
Este conteúdo foi originalmente publicado em Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025, diz pesquisa no site CNN Brasil.