Levantamento da Creditas com a Opinion Box mostra que 56% dos trabalhadores com carteira assinada endividados avaliam a modalidade para quitar os débitos Macroeconomia, CLT, CNN Brasil Money, Crédito, Dívidas CNN Brasil
O crédito consignado privado, conhecido como Crédito do Trabalhador, pode ser a saída para 56% dos brasileiros endividados, de acordo com uma pesquisa da Creditas com a Opinion Box. Quase metade dos entrevistados disse que devem levar mais de um ano para quitar os débitos.
Entre os trabalhadores que já utilizaram a modalidade, 59% afirmam que considerariam contar com o crédito novamente, segundo a pesquisa.
“O Crédito do Trabalhador é uma ferramenta mais segura para reorganização financeira. Ele oferece taxas de juros significativamente mais baixas em comparação com modalidades de crédito mais comuns, como o empréstimo pessoal e o cartão de crédito”, afirmou Julia Barroso, vice-presidente de Consignado Privado e Benefícios da Creditas.
“O trabalhador sabe exatamente o valor da parcela e que ela será descontada antes mesmo de o salário cair na conta, sendo que esta parcela ainda é limitada a 35% do salário, o que ajuda no planejamento financeiro”, acrescentou.
Apesar do potencial da modalidade, 42% dos trabalhadores afirmam que não compreendem completamente como ela funciona, de acordo com os dados da Creditas. Entre os que ainda não contrataram esse tipo de crédito, 33% dizem ter interesse, mas relatam a necessidade de entender melhor as condições.
“Esse dado mostra que, apesar de 85% já terem ouvido falar da modalidade, ainda há uma lacuna de conhecimento e, consequentemente, de acesso consciente”, destacou Barroso.
A pesquisa também mostra que o crédito com desconto em folha tem sido utilizado para substituir dívidas com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial.
“Essa movimentação gera alívio imediato no orçamento e maior controle financeiro. O uso consciente do consignado permite que famílias lidem com emergências sem recorrer a modalidades predatórias e até invistam em objetivos estruturantes”, explicou a especialista.
Segundo Juliana, os dados sobre satisfação e intenção de recontratação indicam que, quando bem utilizado, o produto contribui para planejamento e autonomia no longo prazo.
Entenda o que é o Crédito do Trabalhador
O Crédito do Trabalhador é uma modalidade de empréstimo consignado voltada para trabalhadores do setor privado. A operação é feita com desconto direto na folha de pagamento, o que permite taxas de juros menores em relação a modalidades tradicionais, como o crédito pessoal, o cheque especial ou o rotativo do cartão de crédito.
Podem acessar o programa trabalhadores com carteira assinada regida pela CLT, empregados domésticos, trabalhadores rurais, empregados de microempreendedores individuais (MEIs) e diretores não empregados com direito ao FGTS.
A contratação é feita por meio de instituições financeiras habilitadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O programa visa facilitar o acesso ao crédito, promover a reorganização das finanças e reduzir a inadimplência, ao permitir a substituição de dívidas mais caras por alternativas com custo menor.
Segundo estimativas do Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil possui mais de 47 milhões de trabalhadores assalariados com carteira assinada.
*sob supervisão de Fabricío Julião.
O que muda com consignado para CLT e motoristas e entregadores de app?