Enchentes atingiram estradas e veículos, e dezenas de resgates foram realizados Internacional, Chuvas, Enchentes, Estados Unidos, EUA, Inundações, Kansas, Missouri, Oklahoma CNN Brasil
Mais de 10 milhões de pessoas no centro-oeste dos EUA permanecem sob alerta de inundação na manhã desta segunda-feira (11), enquanto fortes chuvas continuam a atingir partes dos estados de Wisconsin, Oklahoma, Kansas e Missouri.
No estado de Wisconsin, inundações repentinas atingiram a cidade de Milwaukee, forçando o cancelamento do último dia da Feira Estadual de Wisconsin.
O Condado de Milwaukee declarou estado de emergência no domingo (10), quando o rio Milwaukee atingiu o nível recorde de 3,35 m, superando a máxima anterior de 3,25 m estabelecida em julho de 2010.
As águas da enchente alagaram estradas, paralisaram veículos e motivaram dezenas de resgates aquáticos.
“É algo que Milwaukee não via há talvez uma década ou mais”, disse o prefeito Chevy Johnson, em uma entrevista coletiva no domingo (10), acrescentando que a própria família foi afetada.
A adorada feira estadual da região foi forçada a fechar mais cedo no sábado (9), cancelando uma apresentação da famosa banda de rock Lynyrd Skynyrd.
Os organizadores cancelaram o último dia de evento no domingo (10), após as chuvas inundarem o recinto da feira em West Allis, nos arredores de Milwaukee.
A USA Triathlon também cancelou os Campeonatos Nacionais de Sprint e Paratriathlon no domingo (10) devido a enchentes e danos no percurso, informou a organização.
A enchente também atingiu o Aeroporto Internacional Mitchell, onde pistas de pouso, pistas de táxi e um túnel subterrâneo foram inundados, segundo o serviço meteorológico.
Um alerta de inundação permanece em vigor para a cidade de Milwaukee até pelo menos as 10h da manhã, no horário local, desta segunda-feira (11), com os níveis dos rios continuando a subir, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.
Grande parte do sul do Kansas, parte do oeste do Missouri e do norte de Oklahoma estão sob risco de chuvas com inundações até a manhã de segunda-feira (11), segundo o Centro de Previsão do Tempo.
O alerta permanece na maior parte do Centro-Oeste, incluindo o sul de Wisconsin, o oeste de Illinois, o leste de Iowa, Missouri, Kansas, o leste do Colorado e o norte de Oklahoma.
O clima severo faz parte do mesmo sistema de tempestades que trouxe ventos fortes com rajadas de mais de 128 km/h para Nebraska no sábado (9), onde uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida por uma grande árvore que caiu sobre seu veículo.
Pelo menos 387 detentos da Penitenciária Estadual de Nebraska tiveram que ser realocados depois que tempestades danificaram duas unidades de dormitórios, segundo a mídia local.
No domingo (10), o Corpo de Bombeiros de Milwaukee realizou cerca de 65 resgates aquáticos, contornando “centenas de veículos pela cidade bloqueando cruzamentos, tornando o progresso absolutamente impossível”, falou o chefe dos bombeiros da região, Aaron Lipski.
Uma dúzia de corpos de bombeiros de condados vizinhos ajudaram a responder ao alto número de chamadas, disse Lipski.
Brian Baxter, cujas duas filhas adolescentes estavam sozinhas em casa perto de um parque, descreveu a sensação de “impotência” quando as águas da enchente entraram na casa da família enquanto esperavam para serem resgatadas, disse ele à afiliada da CNN, WDJT.
As meninas, Brailey e Brecken, ligaram para os pais no meio da noite quando a água subiu, compartilhando com eles um vídeo da inundação.
Eles dirigiram de volta para casa, mas não conseguiram encontrar as filhas, pois as águas da enchente haviam coberto as ruas vizinhas. As equipes de resgate finalmente resgataram as meninas e o cachorro da família.
A chuva forte se deslocará para o leste, para a região do Vale do Ohio e os Grandes Lagos até esta segunda-feira (11), com pancadas de chuva mais leves em Wisconsin e nas Planícies Centrais.
Grande parte do centro-oeste ficará mais seca e fria no meio da semana, antes que outra onda de tempestades se desenvolva no final da semana.

