Amostras vão ser encaminhadas para laboratório para verificar se peixes são de venda proibida
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de seis toneladas de peixe e carne são apreendidas no Mercado Público no site CNN Brasil. Rio Grande do Sul, -agencia-cnn- CNN Brasil
Uma operação coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apreendeu 6,2 toneladas de peixes e carnes impróprias para consumo no Mercado Público da capital gaúcha, nesta segunda-feira (14).
Segundo o órgão, 2,6 toneladas de pescados foram apreendidas dentro de um caminhão e outros 100 quilos em duas peixarias do Mercado.
As principais irregularidades verificadas foram temperatura inadequada, más condições de higiene e produtos sem procedência. Nas outras seis peixarias do Mercado não foram encontrados problemas.
O caminhão foi apreendido e o motorista conduzido à delegacia. Ele e o proprietário do veículo vão responder por crime contra as relações de consumo.
Em uma das câmaras frias vistoriadas, os agentes apreenderam 3,5 toneladas de carne bovina e suína com validade vencida, sem origem e sem inspeção sanitária.
O promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, ressaltou que “nesta época de Páscoa, em que o consumo de pescados aumenta, é fundamental que verifiquemos as condições dos produtos, considerando aspectos como transporte, temperatura, origem e validade. Como se trata de um produto altamente perecível, temos o papel de prevenir e proteger a saúde dos consumidores.”
Os produtos apreendidos foram inutilizados e amostras vão ser encaminhadas para laboratório para verificar se os peixes são de venda proibida.
Ao todo, 120 agentes participaram da operação integrada que começou às 5h.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de seis toneladas de peixe e carne são apreendidas no Mercado Público no site CNN Brasil.