Nguyen Xuan Son, cujo nome de batismo é Rafaelson, marcou sete gols em quatro jogos
Este conteúdo foi originalmente publicado em Maranhense naturalizado vietnamita brilha na Copa do Sudeste Asiático no site CNN Brasil. Futebol Internacional, CNN Esportes, Futebol internacional, Vietnã CNN Brasil
O Vietnã saiu em vantagem na final da Copa do Sudeste Asiático graças a mais uma grande atuação do atacante Nguyen Xuan Son, cujo nome de batismo é Rafaelson, nascido no Maranhão.
O brasileiro naturalizado vietnamita marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre a Tailândia, nesta quinta-feira (2), em Viet Tri. A partida de volta será no domingo (5), em Bangkok, e o Vietnã tem a vantagem do empate.
“Foi importante ganhar o jogo hoje, foi um jogo difícil”, disse Xuan Son, ou Rafaelson. “Tem mais 90 minutos pela frente. Jogamos, vencemos, mas ainda tem uma partida na Tailândia. Precisamos seguir focados e tentar vencer o próximo jogo”.
Veja os gols abaixo:
You make a mistake, Xuan Son punishes you
#MitsubishiElectricCup #ASEANUtdFC pic.twitter.com/O90ZHcjiXw
— ASEAN United FC (@aseanutdfc) January 2, 2025
Xuan Son pounces, Viet Tri roars
#MitsubishiElectricCup #ASEANUtdFC pic.twitter.com/wXwQbSlYCQ
— ASEAN United FC (@aseanutdfc) January 2, 2025
Cidadania veio às vésperas do torneio
Rafaelson chegou à marca de sete gols em quatro partidas pelo Vietnã desde que recebeu a cidadania em dezembro, cinco anos depois de chegar ao país para jogar pelo Nam Dinh.
Em sua estreia, ele marcou dois gols contra Myanmar na fase de grupos e balançou as redes mais três vezes nas duas partidas da semifinal contra Singapura.
Um maranhense artilheiro no Vietnã
Natural de Pirapemas, município maranhense de 15 mil habitantes, o atacante de 27 anos foi revelado pelo Vitória, onde chegou a fazer algumas partidas pelos profissionais.
De lá, Rafaelson seguiu para o Japão e a Dinamarca antes de desembarcar no Vietnã em 2019. Por lá, começou no Nam Dinh, passou por Da Nang e Bihn Dihn antes de voltar ao Nam Dinh em 2023.
O centroavante tem 52 gols marcados em 56 partidas com a camisa do clube. No total, já balançou as redes 79 vezes em seis temporadas na liga do Vietnã.
Revanche na final da Copa do Sudeste Asiático
Xuan Son/Rafaelson é o grande trunfo do Vietnã na busca pelo título da Copa do Sudeste Asiático. A final contra a Tailândia é uma reedição da decisão de 2022, quando os tailandeses foram hexacampeões.
O Vietnã, por sua vez, tem dois títulos: venceu em 2008 (batendo a própria Tailândia) e 2018.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Maranhense naturalizado vietnamita brilha na Copa do Sudeste Asiático no site CNN Brasil.