Grandes eventos ocorrem na capital paulista no feriado de Corpus Christi São Paulo, -agencia-cnn-, Corpus Christi, feriado, Marcha para Jesus, Parada LGBTQIA+ CNN Brasil
A operação do transporte sobre trilhos em São Paulo terá mudanças durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (19). As alterações vão contemplar eventos que devem atrair grande público, como a Marcha para Jesus, na quinta, e a Parada do Orgulho LGBT+, no domingo (22).
Na CPTM, a operação será em esquema de feriado durante toda a quinta-feira (19). Na sexta (20), o funcionamento volta ao padrão de dia útil. No sábado (21) e domingo (22), a circulação seguirá a programação habitual de finais de semana. Durante a Marcha para Jesus e a Parada, a CPTM manterá trens de prontidão para atender qualquer aumento inesperado de demanda.
No Metrô, haverá reforço de trens e aumento de efetivo nas estações próximas aos eventos. Na quinta-feira (19), por conta da Marcha para Jesus, a atenção será voltada para as estações Tiradentes, Carandiru e Santana, na Linha 1-Azul. Elas terão direcionamento de fluxo, comunicação visual especial e avisos sonoros para orientar os passageiros.
Na sexta-feira (20), o número de trens será ajustado de acordo com o fluxo de passageiros, com monitoramento em tempo real. No sábado (21), a operação seguirá a grade normal de sábado.
Já no domingo (22), em razão da Parada do Orgulho LGBT+, a oferta de viagens será superior ao de um domingo comum. As estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação (Linha 2-Verde), Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) e República (Linhas 3 e 4) terão reforço no quadro de funcionários e agentes para organizar o fluxo de passageiros.
Aos sábados, domingos e feriados, é permitido embarcar com bicicletas em qualquer horário tanto no Metrô quanto na CPTM. Nos dias úteis, o transporte de bicicletas é liberado apenas fora dos horários de pico.
A STM orienta o público a adquirir os bilhetes com antecedência para evitar filas.
*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

