Presidente saiu em defesa da ministra e disse que o governo tem interesse em petróleo, mas deverá encontrar solução que não cause danos ambientais
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Marina não é responsável”, diz Lula sobre impasse na Margem Equatorial no site CNN Brasil. Política, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Margem Equatorial, Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, Petrobras CNN Brasil
Na manhã desta quarta-feira (5), em entrevista a rádios de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após críticas sobre a não aprovação da exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira pelo Ibama.
O presidente afirmou que ela não é responsável pelo impasse e reforçou que o governo deverá encontrar uma solução.
“A Marina não é a responsável. Nós temos que fazer a coisa com muita clareza e estudo, porque temos que tomar conta do país”, disse.
“Nós queremos o petróleo, porque ele ainda vai existir muito tempo. Nós temos que utilizar o petróleo para que a gente possa fazer a transição energética, porque vai precisar de muito dinheiro. E temos perto de nós a Guiana e Suriname pesquisando petróleo muito próximo a nossa Margem Equatorial”, acrescentou.
Em 2023, o Ibama recusou a licença da Petrobras para explorar a região e, desde então, atua para atender a uma série de requisitos ambientais do instituto. Nesta quarta, Lula disse que o acordo a ser firmado para exploração na região precisa garantir que não haverá danos ambientais à Foz do Amazonas.
“Precisamos fazer um acordo e encontrar uma solução em que a gente dê garantia ao país, ao mundo e ao povo da Margem Equatorial de que a gente não vai detonar nenhuma árvore, nada do Rio Amazonas, nada do Oceano Atlântico”, falou o presidente.
“A Petrobras é a empresa que tem mais capacidade de exploração em águas profundas. Nós temos um exemplo extraordinário de não causar problemas ao meio ambiente. Então, quero dizer o seguinte, não é a companheira Marina, nós do governo vamos ter que encontrar uma solução para explorar essa riqueza, se é que ela existe, em benefício do povo brasileiro.”
*Sob supervisão de Renata Souza
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Marina não é responsável”, diz Lula sobre impasse na Margem Equatorial no site CNN Brasil.