By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Marrocos enfrenta críticas por extermínio de cães antes da Copa de 2030 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Marrocos enfrenta críticas por extermínio de cães antes da Copa de 2030 
outros

Marrocos enfrenta críticas por extermínio de cães antes da Copa de 2030 

Última atualização: 21 de junho de 2025 17:31
Published 21 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Moradores e ativistas denunciam matança sistemática de cães de rua em cidades marroquinas, enquanto autoridades defendem medidas de controle populacional  Futebol Internacional, -traducao-ia-, CNN Esportes, Copa do Mundo 2030, direitos dos animais, Marrocos CNN Brasil

Contents
Leia MaisAlcaraz vence e vai à final de Queen’s contra tcheco LeheckaPara fugir do calor, reservas do Borussia assistem jogo no vestiárioPor que Mbappé segue como desfalque do Real Madrid no Mundial de Clubes?“Risco à saúde pública”Fifa foi questionadaReposta da Fifa

Para Fatimazarah, de 19 anos, de Ifrane, uma pequena cidade montanhosa conhecida como a “Suíça do Marrocos”, cães mortos são uma visão comum. Fatimazarah pediu à CNN que não publicasse seu sobrenome por medo de ser perseguida pelas autoridades locais.

“Indo para a escola, eu passava por poças de sangue na rua”, ela relembrou em entrevista à CNN. “Em determinado momento, percebi que não era normal começar o dia passando por cima de corpos mortos.”

Leia Mais

  • Alcaraz vence e vai à final de Queen’s contra tcheco Lehecka

    Alcaraz vence e vai à final de Queen’s contra tcheco Lehecka

  • Para fugir do calor, reservas do Borussia assistem jogo no vestiário

    Para fugir do calor, reservas do Borussia assistem jogo no vestiário

  • Por que Mbappé segue como desfalque do Real Madrid no Mundial de Clubes?

    Por que Mbappé segue como desfalque do Real Madrid no Mundial de Clubes?

Segundo Fatimazarah, as matanças pioraram especialmente no último ano. “Costumava haver tiroteios ocasionais a cada poucos meses”, disse ela. “Agora, são mais sistemáticos. Eles matam cães como se fosse um esporte – como pessoas caçando patos.”

Grupos de proteção animal afirmam que as matanças fazem parte de uma campanha para “limpar” as ruas do Marrocos antes da Copa do Mundo Fifa 2030, que o país sediará em conjunto com Espanha e Portugal, enquanto Uruguai, Paraguai e Argentina sediarão cada um uma partida de abertura.

“Indivíduos armados com rifles saem às ruas, frequentemente à noite, e atiram nos cães”, disse à CNN Les Ward, diretor da Coalizão Internacional de Proteção e Bem-estar Animal (IAWPC). “Outros são capturados e levados a dispensários municipais onde são envenenados. Eles simplesmente desaparecem.”

Omar Jaïd, Presidente do Conselho Provincial de Turismo de Ifrane, disse à CNN que a cidade “começou a limpar as ruas dos cães de rua, como parte de nossos preparativos para a Copa do Mundo Fifa 2030.” Ifrane fica a aproximadamente 64 quilômetros do Estádio de Fez, um dos locais propostos para o torneio que deverá receber várias seleções nacionais junto com milhares de visitantes.

Jaïd acrescentou que os animais são recolhidos e transferidos para dispensários onde podem ser vacinados. Ele enfatizou que é um “amante de cães.”

Na noite de 9 de fevereiro de 2024, ela foi acordada pelo som de tiros. Ao sair, descobriu três cães mortos em uma lixeira. Um deles era um husky macho que ela conhecia do bairro.

“Eu estava aterrorizada”, ela lembrou. “Carreguei o husky para fora da lixeira, coberto de sangue. Não sabia o que fazer. Me senti tão impotente.”

A CNN não pode confirmar independentemente quem matou os cães. A CNN entrou em contato com a prefeitura de Ifrane para comentários, mas não obteve resposta.

“Risco à saúde pública”

“Cães de rua representam um sério risco à saúde pública, particularmente como transmissores da raiva”, disse à CNN Mohammed Roudani, chefe da Divisão de Saúde Pública e Espaços Verdes do Ministério do Interior do Marrocos. “Cerca de 100.000 pessoas são mordidas todos os anos, 40% delas crianças menores de 15 anos.”

Em 2019, o governo do Marrocos introduziu o programa Capturar-Esterilizar-Vacinar-Soltar (TNVR), uma estratégia humana para controlar a população de cães de rua. “Estamos trabalhando com autoridades locais para implementar isso em conformidade com os padrões de bem-estar animal”, disse Roudani.

Mas há um grande obstáculo: as municipalidades, não o governo nacional, são responsáveis por gerenciar os animais de rua. “Existe um vácuo legal”, explicou Roudani. “Algumas cidades ainda dependem de métodos tradicionais, e atualmente não há lei contra matar cães de rua.”

Em algumas cidades, cães de rua são envenenados com estricnina, um pesticida proibido em muitos países por causar sofrimento desumano. “Precisamos lidar com a questão de uma maneira diferente”, disse Roudani. “Chega de matança. Chega de estricnina. Precisamos de uma solução ética.”

A CNN verificou imagens do extermínio de cães em cidades incluindo Marrakech, Casablanca, Agadir e Ifrane. Vídeos filmados até maio de 2025 mostram cães sendo contidos com arames metálicos e jogados em caminhonetes já cheias de carcaças.

Em 24 de janeiro, Abderrahim Sounni, um barista na cidade de Ben Ahmed, tinha acabado de terminar seu turno quando um cão de rua passou correndo por ele, perseguido por um carro.

Tiros foram disparados e três balas erraram o cão, atingindo Sounni no joelho e na coxa.

O homem de 34 anos relatou o incidente em uma entrevista à mídia local, posteriormente confirmando os detalhes em uma ligação com a CNN.

Sounni não acredita que o atirador o tenha visto, mas estava focado no cachorro. Enquanto ele gritava por ajuda, sangrando na calçada, o veículo fugiu em alta velocidade.

Transeuntes o encontraram e ele foi levado às pressas para um hospital em Casablanca, onde os médicos não conseguiram remover as balas. Ele disse que a polícia posteriormente o informou que o veículo pertencia à prefeitura.

A CNN entrou em contato com a polícia local, que não comentou o incidente. Sounni recusou-se a fazer mais comentários à CNN, dizendo que se sentia sobrecarregado com a atenção da mídia.

“A situação chegou a um ponto em que as pessoas estão em perigo”, disse o presidente da IAWPC, Ward, à CNN. “Não se pode ter tiroteios acontecendo na rua – especialmente durante uma Copa do Mundo com milhares de turistas.”

Fifa foi questionada

Em fevereiro deste ano, uma coalizão de 10 grupos de direitos dos animais pediu à Fifa que abordasse a “crescente captura e eliminação” de cães de rua no Marrocos antes da Copa do Mundo de 2030.

Em uma carta endereçada ao Secretário Geral da Fifa, a conservacionista Jane Goodall disse estar “absolutamente horrorizada” ao ver o governo marroquino “envolvido em matanças em larga escala de cães de rua como parte de um aparente esforço para tornar as sedes da Copa do Mundo Fifa mais “apresentáveis” aos visitantes estrangeiros.”

A Fifa não respondeu à carta, mas disse à CNN em um comunicado que a candidatura do Marrocos à Copa do Mundo “destacou seu compromisso com a proteção dos direitos dos animais”, incluindo a expansão de “clínicas e programas de apoio para cães de rua.”

“A Fifa está acompanhando junto a suas contrapartes locais com o objetivo de garantir que os compromissos sejam mantidos”, disse o comunicado.

Com o aumento do escrutínio internacional, os caçadores de cães parecem ter se tornado mais discretos, particularmente em centros turísticos como Marrakech.

Jane Wilson e Louise Jackson – duas residentes britânicas que vivem em Marrakech – disseram à CNN que, até o ano passado, as vans exibiam abertamente gaiolas na parte traseira com cães mortos e vivos à vista de todos. Agora, vans brancas não identificadas patrulham silenciosamente as ruas, apreendendo animais de rua, segundo elas.

Em Casablanca, vans com o logotipo da Casa Baia, uma empresa de desenvolvimento municipal, estão recolhendo animais. De propriedade da prefeitura, o site da empresa afirma que suas “equipes especializadas estão permanentemente mobilizadas” para “capturar e apreender” mais de 20.000 cães de rua por ano.

A CNN analisou imagens preparadas por um grupo de direitos dos animais mostrando cães sendo arrastados para veículos da Casa Baia com correntes de metal. Cães menores são mostrados presos em redes de pesca, seus corpos se debatendo em aflição antes de serem jogados em vans brancas.

Erin Captain, originalmente de Indiana, mudou-se para Casablanca com seu marido no ano passado e rapidamente se apegou aos animais de rua locais. “Eles são criaturas incríveis”, disse ela. “Comecei a cuidar de dois filhotes: vacinando e alimentando-os, observando-os crescer.”

Então, um por um, os cães do bairro começaram a desaparecer. Captain disse à CNN que as vans da Casa Baia rondavam as ruas dia e noite. Uma noite, ela diz, eles vieram buscar seus filhotes.

“Eles os levaram de fora da nossa casa, chutando-os”, ela lembrou. “Um teve suas perninhas quebradas; o outro foi chutado até a morte. Foi um pesadelo – eu estava aterrorizada. Meu marido teve que intervir antes que eles partissem.”

Durante meses, Captain pagou para vacinar o maior número possível de cães. “Mas os caçadores de cães vieram e os mataram mesmo assim”, disse ela. “É mais bárbaro do que você pode imaginar. Eu não durmo mais.”

Procurado pela CNN, um porta-voz da Casa Baia recusou-se a comentar as acusações de matar cães de rua ou usar métodos desumanos para capturar cães de rua.

Reposta da Fifa

A Fifa está ciente do abate de cães no Marrocos desde pelo menos 2023. Em março daquele ano, a European Link Coalition (ELC), uma ONG britânica, reuniu-se com altos funcionários da Fifa para apresentar evidências de um aumento no abate antes da Copa do Mundo de 2030. Os materiais incluíam dezenas de fotos, vídeos e testemunhos – alguns referindo-se diretamente à Casa Baia.

Em abril de 2024, a Conselheira de Direitos Humanos da Fifa Marta Piazza, disse à ELC que a organização “realmente valorizava” sua contribuição e estava se envolvendo com o governo do Marrocos para “garantir alinhamento com os requisitos de candidatura da Fifa” – a lista de serviços e padrões esperados de um potencial país-sede.

Segundo a ELC, a Fifa então silenciou. A organização diz que não teve mais notícias de Piazza ou seus colegas desde então.

Em resposta ao pedido de comentário da CNN, a Fifa disse que está “em contato com organizações de bem-estar animal sobre este importante assunto.”

No mês passado, Roudani e seus colegas apresentaram um projeto de lei que obriga os municípios a interromper o abate de animais de rua e implementar programas TNVR (captura, esterilização, vacinação e devolução).

Em comunicado à CNN, a Fifa informou que contatou a Federação Marroquina de Futebol e “recebeu confirmação de que várias medidas foram implementadas nos últimos 5 anos”, com nova legislação em desenvolvimento visando equilibrar a saúde pública e o bem-estar animal.

A questão está atraindo atenção global antes da Copa do Mundo de 2030, com celebridades como Ricky Gervais e Peter Egan condenando as mortes na plataforma X, chamando-as de “massacre.”

“Torcedores de futebol em todo o mundo amam cachorros”, disse Minky Worden, da Human Rights Watch, à CNN. “Os maus-tratos aos animais podem se tornar um grande problema de relações públicas se a Fifa não tomar medidas concretas.”

“Não é apenas uma questão de maus-tratos aos animais”, acrescentou Nick McGeehan, codiretor do grupo de direitos FairSquare. “Ter conhecimento claro dos problemas e optar por ignorá-los – isso é uma violação da decência humana básica.”

 

You Might Also Like

PT realizará eleições em Minas Gerais no próximo domingo (13) 

PSG x Real Madrid: confira os valores de mercado de cada elenco 

Governo Trump acabará com proteção para imigrantes de Nicarágua e Honduras 

Justiça manda suspender greve dos professores em Lauro de Freitas

Antes de show, James Blunt corta cabelo no centro de São Paulo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Pai com guarda definitiva do filho biológico tem direito ao salário-maternidade, diz JFPR

6 de fevereiro de 2025
Mulher trans é morta a facadas em casa de acolhimento; saiba detalhes
Em live polêmica, Deolane Bezerra faz revelação comprometedora: “vocês acreditam se quiserem”
“Eu não chegava nem perto aqui fora”, diz irmão dos Hypólito sobre amizade deles com Gracyanne
IR 2025: Contribuintes já podem acessar parte da declaração pré-preenchida 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?