Formação gratuita capacita educadores a usar o diálogo para lidar com a violência e promover a cultura de paz no ambiente escolar Educação, mec, professor CNN Brasil
O MEC (Ministério da Educação) lançou uma nova formação online e gratuita para professores e profissionais da educação básica do país, focada na solução amigável de conflitos e casos de violência.
O programa dura 40 horas e pode ser feito no ritmo de cada um e as inscrições já estão abertas no sistema Avamec (Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC).
Destinado a educadores e gestores do ensino infantil ao médio, o curso tem um diferencial: simulações gravadas de círculos restaurativos, que são encontros guiados onde pessoas em conflito dialogam para buscar soluções e reparar danos. Um mediador conduz essa conversa, favorecendo a compreensão mútua em situações reais do cotidiano escolar.
A iniciativa busca incentivar a convivência democrática, a participação estudantil e a prevenção de violências. Organizada em três módulos, articula teoria e prática, desde os fundamentos da justiça restaurativa na escola até a implantação de processos para fortalecer a cultura de paz.
Para o MEC, a escola é um espaço de aprendizado e convivência, onde os conflitos podem virar oportunidades de ensino.
A ideia é fortalecer práticas que ajudem a todos a se sentirem parte do ambiente escolar e a assumirem responsabilidades, transformando a justiça restaurativa em uma ferramenta pedagógica fundamental, e não apenas algo do sistema judicial. Para isso, um guia introdutório também foi lançado.
Serviço
- Curso: Técnicas de Facilitação de Círculos Restaurativos na “Teia da Paz da Escola”: Planos e Ações Estruturantes
- Público-alvo: professores e profissionais da educação básica (infantil, fundamental e médio) de todo o país
- Formato: Online, autoexplicativo
- Carga horária: 40 horas
- Inscrições: no Avamec
- Objetivo: capacitar para a solução amigável de conflitos e promoção da cultura de paz nas escolas
Professor brasileiro perde 21% do tempo de aula para manter disciplina