By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Médico explica cirurgia de hérnia inguinal de Bolsonaro 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Médico explica cirurgia de hérnia inguinal de Bolsonaro 
outros

Médico explica cirurgia de hérnia inguinal de Bolsonaro 

Última atualização: 22 de dezembro de 2025 18:20
Published 22 de dezembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo o cirurgião Paulo Barros ao CNN 360º, o tipo de condição enfrentada pelo ex-presidente necessita de intervenção cirúrgica e a recuperação completa pode levar até três semanas  Saúde, -transcricao-de-videos-, Cirurgia, Jair Bolsonaro, Medicina, saude CNN Brasil

Contents
Leia mais:Médicos de Bolsonaro estão de sobreaviso por autorização do STFAnálise: Aliados de Bolsonaro não vão ceder na defesa de prisão domiciliarFlávio Bolsonaro planeja buscar apoio internacional para candidaturaCausas e prevalência da condiçãoTratamento cirúrgico e recuperação

A perícia médica oficial confirmou que Jair Bolsonaro é portador de hérnia inguinal bilateral, condição que requer intervenção cirúrgica. Segundo o laudo, embora a cirurgia seja recomendada pela maioria dos médicos, ela não possui caráter emergencial. A defesa de Bolsonaro ainda precisa indicar quando o procedimento deverá ser realizado e solicitar ao Supremo Tribunal Federal a autorização para uma data específica.

Para entender melhor o que é uma hérnia inguinal e quais os riscos associados, Paulo Barros, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explicou detalhadamente a condição em entrevista ao CNN 360°.

“Hérnia, de modo geral, nada mais é do que um buraco na parede abdominal que permite a saída do conteúdo de dentro da barriga para fora. No caso da hérnia inguinal, esse acontecimento ocorre na região da virilha – então, você tem um buraco naquela região que vai permitir a saída do conteúdo intestinal”, esclareceu o especialista.

“A gente tem os músculos da parede abdominal e temos as fáscias que seguram esses músculos, e aí, você tem uma ruptura tanto da parte muscular quanto das fáscias e isso permite que saia o conteúdo e ele se localize embaixo da pele”, explicou.

Leia mais:

  • Médicos de Bolsonaro estão de sobreaviso por autorização do STF

    Médicos de Bolsonaro estão de sobreaviso por autorização do STF

  • Análise: Aliados de Bolsonaro não vão ceder na defesa de prisão domiciliar

    Análise: Aliados de Bolsonaro não vão ceder na defesa de prisão domiciliar

  • Flávio Bolsonaro planeja buscar apoio internacional para candidatura

    Flávio Bolsonaro planeja buscar apoio internacional para candidatura

Causas e prevalência da condição

De acordo com Barros, a hérnia inguinal é uma das doenças cirúrgicas mais prevalentes ao redor do mundo, afetando principalmente homens. “Estima-se que mais ou menos 30% dos homens vão ter hérnias inguinais ao longo da vida. E só 3% das mulheres”, destacou o médico. Essa diferença ocorre porque, durante o desenvolvimento embrionário masculino, os testículos migram da cavidade abdominal para a bolsa escrotal, tornando a parede abdominal da região inguinal mais frágil.

Outros fatores que aumentam o risco incluem prostatectomia radical, constituição física muito magra, alterações de colágeno e herança familiar. O tratamento para hérnia inguinal é sempre cirúrgico, pois trata-se de um defeito na parede abdominal que não pode ser corrigido com medicamentos ou fisioterapia.

“Se você fortalece o core, você fortalece todo seu abdômen de uma forma geral, o que diminui outras hérnias – mas, acho que está mais relacionado à questão genética do que propriamente uma questão de atividade física ou carregamento de peso”, apontou Paulo Barros.

Tratamento cirúrgico e recuperação

“A questão da urgência do ponto de vista médico tem a ver com os episódios de encarceramento. Quando você tem a saída do conteúdo e o aprisionamento na região inguinal, você tem o encarceramento da hérnia, então, esse paciente precisa de uma cirurgia urgente para isso não se transformar em uma emergência”, afirmou o especialista após ser questionado sobre o caso de Jair Bolsonaro.

O cirurgião explicou que existem dois métodos principais para operar uma hérnia inguinal: cirurgia aberta tradicional e cirurgia minimamente invasiva. “A aberta tradicional, ela ainda é válida, tem bons resultados e acabamos usando com pacientes que tem algum risco, que não queremos passá-lo para uma anestesia geral. E a cirurgia minimamente invasiva, que através de três cortinhos na altura do umbigo, a gente com uma câmera consegue fazer a cirurgia”, detalhou Barros.

Ambas as técnicas envolvem o implante de uma tela de polipropileno para reforçar a parede abdominal, que “quando fazemos de forma minimamente invasiva, colocamos por dentro da barriga, e quando de forma aberta, colocamos por fora”.

Quanto à recuperação, a Sociedade Europeia recomenda cinco dias de parcimônia, evitando carregar peso e fazer esforço físico. O médico, no entanto, sugere que o paciente espere de duas a três semanas para retomar atividades físicas mais intensas.

“De modo geral, é uma cirurgia do dia a dia, é um dos maiores volumes de cirurgia dentro de um centro cirúrgico […] Como é uma doença muito comum, a gente está falando de hérnias pequenas em pacientes sadios que não têm outras comorbidades. Então, em cinco dias, mais ou menos, o paciente já está caminhando, está autônomo, toma banho sozinho. E sete a dez dias é um paciente que já está retornando no consultório”, afirmou o especialista, destacando que a cirurgia é considerada de baixo risco e rotineira nos centros cirúrgicos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

 

You Might Also Like

Anitta “invade” casa do BBB 26, rouba a atenção de Veterano e flagra sister no banheiro; veja vídeos

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções destrói arquivo público de prefeitura baiana em plena madrugada

BBB 26: Anitta dá “bronca” em Pedro na 1ª festa da edição 

Trump convida Lula para “Conselho de Paz” para Gaza, dizem fontes 

Raphinha é dúvida no Barcelona para jogo contra a Real Sociedad 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Vídeo: policial de folga ameaça e agride vigilante no Hospital de Base

6 de julho de 2025
BNews Folia: Ministério Público reforça importância do combate ao assédio durante o Carnaval de Salvador
Filha de Gene Hackman comenta possível causa da morte dos pais 
Vídeo: homem é baleado em Santo André; PM é um dos autores do crime 
Ataques e humilhações: saiba o que levou youtuber a ser expulso da UnB
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?