Donald Trump entregou a carta pessoalmente ao líder russo no Alasca Internacional, Donald Trump, Estados Unidos, Melania Trump, Rússia, Rússia x Ucrânia, Ucrânia, Volodymyr Zelensky CNN Brasil
A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, abordou a situação das crianças na Ucrânia e na Rússia em uma carta pessoal ao presidente russo Vladimir Putin, disseram dois funcionários da Casa Branca na sexta-feira (15).
O presidente Trump entregou a carta pessoalmente a Putin durante as conversas da cúpula em Anchorage, disseram os funcionários à Reuters. Melania Trump, nascida na Eslovênia, não participou da viagem ao Alasca.
Os funcionários não revelaram o conteúdo da carta, exceto para dizer que mencionava os sequestros de crianças decorrentes da guerra na Ucrânia.
A existência da carta não havia sido divulgada anteriormente.
A apreensão de crianças ucranianas pela Rússia tem sido um tema extremamente sensível para a Ucrânia.
A Ucrânia classificou o sequestro de dezenas de milhares de crianças levadas para a Rússia ou territórios ocupados pelos russos sem o consentimento das famílias ou responsáveis como um crime de guerra que se enquadra na definição de genocídio segundo tratados da ONU.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky expressou sua gratidão à primeira-dama durante uma ligação com Trump no sábado (16), disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia.
“Esse é um verdadeiro ato de humanismo”, acrescentou Andrii Sybiha no X.
Anteriormente, Moscou afirmou estar protegendo crianças vulneráveis em zonas de guerra.
O Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou que a Rússia tem causado sofrimento a milhões de crianças ucranianas e violado seus direitos desde a invasão em grande escala da Ucrânia em 2022.