By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Memórias de um fotógrafo de Hollywood: “pessoas até esqueciam o Oscar” 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Memórias de um fotógrafo de Hollywood: “pessoas até esqueciam o Oscar” 
outros

Memórias de um fotógrafo de Hollywood: “pessoas até esqueciam o Oscar” 

Última atualização: 1 de março de 2025 13:24
Published 1 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Durante as décadas de 1990 e 2000, Dafydd Jones foi levado de Nova York ou Londres para Los Angeles para fotografar grandes cerimônias de premiação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Memórias de um fotógrafo de Hollywood: “pessoas até esqueciam o Oscar” no site CNN Brasil.  Entretenimento, #CNNPop, Hollywood, Oscar, temporada de prêmios CNN Brasil

Contents
Leia maisComo surgiu o letreiro de Hollywood?Quiz: Teste seus conhecimentos sobre Walter Salles, de “Ainda Estou Aqui”Selton Mello divulga bastidores inéditos de “Ainda Estou Aqui”; vejaAcesso privilegiadoNova era

As fotos de festas de Hollywood do fotógrafo Dafydd Jones estão repletas de Oscars. Eles ficam casualmente sobre mesas de jantar estreladas e são empunhados por celebridades diante da imprensa. Em alguns casos, as estatuetas douradas são até usadas como ingressos para entrar na exclusiva after-party da Vanity Fair.

“Eu acho que a Vanity Fair tinha uma política (de que) qualquer pessoa que tivesse um Oscar poderia entrar,” disse Jones, que trabalhou para a revista desde a década de 1980, em uma entrevista em vídeo. “Eles também tinham uma lista de convidados. Mas, se você tivesse um Oscar, poderia exigir entrada ou simplesmente ser deixado entrar.”

Leia mais

  • Como surgiu o letreiro de Hollywood?

    Como surgiu o letreiro de Hollywood?

  • Quiz: Teste seus conhecimentos sobre Walter Salles, de "Ainda Estou Aqui"

    Quiz: Teste seus conhecimentos sobre Walter Salles, de “Ainda Estou Aqui”

  • Selton Mello divulga bastidores inéditos de "Ainda Estou Aqui"; veja

    Selton Mello divulga bastidores inéditos de “Ainda Estou Aqui”; veja

“Eu também já estive em festas onde as pessoas os esqueciam [as estatuetas] distraidamente e depois queriam recuperá-los,” acrescentou.

Durante as décadas de 1990 e 2000, Jones foi levado de Nova York ou Londres para Los Angeles para fotografar grandes cerimônias de premiação — e as muitas festas realizadas antes e depois. O novo livro do fotógrafo britânico, “Hollywood: Confidential”, apresenta quase 80 de suas fotos espontâneas, mostrando convidados de alto perfil dançando, fumando, fofocando ou até mesmo (no caso da vencedora do Oscar de 1993, Marisa Tomei) no meio de uma mordida em um aperitivo.


Equipes de filmagem e a mídia se reuniram do lado de fora da festa do Oscar de Steve Tisch e da Vanity Fair, em Mortons, Los Angeles, em 1994
Equipes de filmagem e a mídia se reuniram do lado de fora da festa do Oscar de Steve Tisch e da Vanity Fair, em Mortons, Los Angeles, em 1994 • Dafydd Jones via CNN Newsource

As imagens abrangem eventos de estrelas, desde festas organizadas pelos grandes estúdios de cinema até pequenas festas privadas. Algumas das primeiras fotos datam de quando as after-parties organizadas pelo agente de talentos Irving “Swifty” Lazar eram o lugar para ser visto na noite do Oscar. Mas, dado o empregador de Jones na época, a maioria das fotos foi tirada na festa do Oscar da Vanity Fair, que foi realizada pela primeira vez em 1994 para preencher o vazio deixado pela morte de Lazar.

“Parecia mais o fim de toda a noite. Muitas das pessoas que vinham para essa festa começaram indo à premiação, depois foram ao jantar do Governors Ball e, depois disso, era a festa da Vanity Fair,” disse Jones, acrescentando: “As pessoas estavam apenas se divertindo, relaxando e celebrando as conquistas.”

Acesso privilegiado

No começo, Jones disse que era um dos apenas três fotógrafos (ao lado de Annie Leibovitz e Alan Berliner) autorizados a entrar na festa. Como resultado — e graças ao seu approach documental e à sua câmera “não intrusiva” — muitas de suas fotos têm uma sensação natural e desprotegida.

O livro do fotógrafo captura momentos de puro deleite: Minnie Driver e Charlize Theron de braço dado; Kim Basinger segurando o Oscar que ganhou por “L.A. Confidential” em 1998; Gwyneth Paltrow, copo na mão, na noite em que foi nomeada Melhor Atriz por “Shakespeare Apaixonado”. Em outro lugar, um par de imagens mostra Tom Cruise (que entrou na festa por uma porta dos fundos) se reunindo alegremente com seu co-estrela de “Jerry Maguire”, Cuba Gooding Jr. (que entrou pela porta da frente) após a vitória deste último como Melhor Ator Coadjuvante em 1997.

“Eu não monto as fotos e também não peço para as pessoas ficarem paradas,” disse Jones sobre seu estilo de fotografia, acrescentando: “Às vezes, (as celebridades) vão a uma festa e é isso. Elas não querem ser fotografadas. Elas provavelmente passaram as últimas oito horas sendo fotografadas e entrevistadas.”

Sua reputação frequentemente ajudava, no entanto. “Muitas pessoas, ao longo dos anos, ficaram cientes das minhas fotos e sabiam como elas ficavam. Sabiam que eu não queria (que elas) posassem ou ficassem na minha frente fazendo algo em particular. Então, elas ficavam bem relaxadas.”

Jones, por sua vez, nunca ficou deslumbrado, apesar da admiração que tinha por muitos de seus sujeitos. Seu trabalho não era apenas sobre os convidados, afinal; ele estava tão interessado no espetáculo que cercava as festas quanto nas festas em si.

A capa de seu livro não apresenta uma celebridade de alto nível, mas sim o comediante Kevin Meaney, segurando um microfone, enquanto ele fazia reportagens do tapete vermelho para a HBO. Jones também focou sua lente nos manobristas, publicitários, Rolls Royces vazios e seus colegas fotógrafos enquanto se aglomeravam na área de imprensa ou vigiavam as entradas do local atrás das cordas de veludo.

“Havia essa enorme fila de imprensa, equipes de filmagem e jornalistas, todos gritando para as pessoas à medida que elas entravam — tentando chamar sua atenção, tirar uma foto delas e conseguir uma citação,” disse Jones. “Era essa cena que me interessava, tanto quanto as celebridades.”

Oscar 2025: quem são os atores com a vitória praticamente garantida?

Nova era

Várias das imagens no livro de Jones nunca foram publicadas antes. Uma delas (um Mick Jagger melancólico ao lado de Madonna e Tony Curtis) simplesmente não foi selecionada pelos editores da Vanity Fair, apesar de ser uma das favoritas do fotógrafo. Outras foram feitas para uma revista que fechou antes que as fotos pudessem ser publicadas.

Ainda assim, esse episódio à parte, suas imagens capturam uma era dourada para as revistas impressas, que naquela época ganhavam dinheiro o suficiente para enviar fotógrafos ao redor do mundo para cobrir festas. No final dos anos 1990, Jones começou a testemunhar o que chamou de “inflação de fotógrafos” dentro e fora dos eventos de Hollywood, incluindo os da Vanity Fair.

Jones percebeu que o papel dos fotógrafos estava se tornando mais sobre promoção do que reportagem. E a afluência impactou seu trabalho — não necessariamente por causa da concorrência, mas porque foi “o começo da era em que as pessoas queriam contato visual nas fotos.”

“Eu não me importo se as pessoas olham para mim quando estou tirando uma foto, mas nunca exigi contato visual dos meus sujeitos,” disse ele. “Então, quando você tem muitos fotógrafos dizendo: ‘Ah, você pode olhar para mim? Pode ficar aí, por favor?’ Isso interfere na festa e também torna mais difícil para eu trabalhar.”

De qualquer forma, Jones disse que “nunca quis ser um fotógrafo de Hollywood de carreira.” Ele gostava de passar por Los Angeles para grandes eventos, mas construiu sua carreira no Reino Unido, onde trabalhou para vários jornais importantes e é renomado por documentar os excessos da alta sociedade britânica.

Em comparação, Jones refletiu, a lista de A-listers de Hollywood era bastante contida. “Eles não estavam se soltando da mesma forma que nas festas inglesas,” disse ele, acrescentando que as celebridades são “quase mais difíceis de fotografar porque estão preocupadas com o tipo de foto” que pode ser tirada.

“São eventos quase coreografados.”

“Hollywood: Confidential”, publicado pela ACC Art Books, já está disponível. Uma seleção de imagens do livro está em exibição no 45 Park Lane, em Londres, até 20 de abril de 2025.

Veja como será a cobertura do Oscar na CNN Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=7ksV7RIk8EA

Este conteúdo foi originalmente publicado em Memórias de um fotógrafo de Hollywood: “pessoas até esqueciam o Oscar” no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Sustentabilidade e inovação com propósitos

Lula diz que pode resolver guerra da Rússia e da Ucrânia com Trump 

Brasil pede a Trump reversão da alíquota, sem ampliar lista de exceção 

Lula: Questão da punição a ministros do STF será resolvida entre Trump e eu 

Lula: Trump sabe que “rei morto, é rei posto” e que “Bolsonaro é passado” 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Bahia e Vitória disputam a primeira partida da final do Campeonato Baiano

16 de março de 2025
Vídeo: Jovem é baleado durante tentativa de assalto no Leblon 
Transação inusitada: Musk vende X para sua própria empresa
Nubank anuncia Guilherme Souto como novo diretor de relação com investidor 
Alcolumbre lê pedido e cria CPMI para investigar fraudes no INSS 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?