O conjunto de 147 mensagens trocadas por Jair Bolsonaro que consta no relatório da Polícia Federal revela bastidores das reações e articulações entre o ex-presidente, Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia em meio ao tarifaço imposto por Donald Trump.
O anúncio das medidas econômicas pelo governo dos Estados Unidos foi feito em 9 de julho e os diálogos ocorreram entre 24 de junho e 13 de julho.
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA
Não se trata da íntegra dos dados extraídos do celular de Bolsonaro — os textos e áudios que vieram a público são apenas os trechos selecionados pela PF para o relatório.
O JOTA organizou os principais diálogos e combinou de forma cronológica com outros conteúdos, como publicações em redes sociais e reportagens, para explicar o contexto de cada um.
Há três momentos a destacar:
- Antes do tarifaço, quando Trump faz uma primeira publicação criticando o julgamento de Bolsonaro.
- Durante o anúncio, quando Eduardo insistiu para o pai agradecer a Trump e Malafaia comemorou as medidas.
- E dias depois, com a entrevista de Jair Bolsonaro ao Poder360, que levou Eduardo a enviar mensagens com xingamentos ao pai e causou críticas de Malafaia.
Veja na linha do tempo.